viagem a praha

Views:
 
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

Slide 1:

PRAHA Viagem de final de ano lectivo da U.T.I. L. : de 31.05.11 a 02.06.11 Oasistravel.net Guia – Gonçalo Barreiro U.T.I. L. Professor João Catarino 40 alunos da U.T.I. L.

Slide 3:

PROGRAMA DA VIAGEM 31.05.11 12.00 h – partida de Lisboa para Praga, vôo TP 522 ( seat 4 A ) 16.20 h – chegada a Praga ( Ruzine Airport ) onde nos esperava a guia Dora Kosacks Percurso do aeroporto até ao hotel (18 km em cerca de 40 m) Chegada ao Hotel Ibis Karlin ( Saldova 54 – Praha 8 – Karlin ) Check in ( room 229 ) 19.30 h – saída do hotel para o cais para jantar a bordo, num cruzeiro no rio Vltava

Slide 4:

→ Igreja de S. Nicolau ( Old Town Square ) → Bairro Malà Strana (Cidade Pequena) entre o Castelo de Praga e a Ponte Carlos → Igreja de Nossa Senhora da Vitória (Menino Jesus de Praga) → Catedral de S. Vito ( visita ) → Castelo de Praga ( entrada no recinto do Castelo ) 08.30 h – saída o dia inteiro para visita guiada a Praga, com os guias Gonçalo Barreiro, Dora Kosacks e Catarina : 01.06.11

Slide 5:

→ Praça Principal ( Republic Square ) → Relógio Astronómico → Ponte Carlos – passagem para a outra margem → Praça Wenceslau → Esplanadas → Municipal House → Almoço no restaurante U Zlate – Konvice , em frente ao Relógio Astronómico → Passeio pelas ruelas românticas de Praga onde podemos observar os bairros típicos com edifícios de vários estilos

Slide 6:

arquitectónicos (românico, gótico, renascença, barroco, clássico, arte nova), palácios, igrejas e suas cúpulas, salas de concertos, torres douradas, pontes, catedrais, jardins, teatros, exposições, galerias, museus, etc … → Regresso ao hotel ao final da tarde. 19.30 h – Jantar de despedida no restaurante “ Folklor Garden ” com show e música folclóricas.

Slide 7:

→ Bairro Judeu → 3 Sinagogas → Antigo Cemitério Judeu → Almoço no restaurante “ Novometsky Pivovar ” ( pernil, crêpes com frutos silvestres e gelado, bebidas ) 09.00 h – Pequeno-almoço no hotel e Check-out Continuação da visita a Praga : 02.06.11 → Tarde livre

Slide 8:

19.00 h – Ida ao hotel para buscar a bagagem e partida para o aeroporto. 21.00 h – Partida de Praga para Lisboa no vôo TP 533 ( seat 10 F ) 23.35 h – Chegada a Lisboa.

Slide 10:

PRAHA PRAHA é “cortada” pelo rio Vltava e, em termos turísticos, pode ser dividida em 5 partes : Josefov , Staré Mesto , Nové Mesto , Mala Strana e Hradcany . Cada um destes bairros tem características próprias e merecia, pelo menos, um dia de visita para ser percorrido com calma. Na margem direita do rio situam-se os bairros : Staré Mesto ( Cidade Velha ), Nové Mesto ( Cidade Nova ) e Josefov ( Bairro Judeu ). Na margem esquerda do rio situam-se os bairros : Mala Strana ( Cidade Pequena ) e Castelo de Praga ( Hradcany )

Slide 11:

PRAHA tem 15 grandes pontes (14 delas sobre o rio Vltava e uma outra que atravessa, a grande altura, o Vale Nusal ) . As inúmeras ilhas espalhadas pelo rio Vltava oferecem óptimos espaços verdes, de lazer, em plena cidade. PRAHA tem 1 214 000 habitantes ( censo de 2009 ) e 496 cm 2 de área. Em 1 de Janeiro de 1993 nasceu a República Checa independente

Slide 12:

Castelo de Praga / Catedral de S. Vito (margem esquerda do rio Vltava ) Castelo de Praga – esta “cidade dentro da cidade” é a jóia da Coroa de Praga e um reflexo da História Checa. O núcleo inicial do castelo é constituído por três castelos independentes sobrepostos. Cada camada foi construída em épocas diferentes. Infelizmente, não resta muito das camadas antigas. No Castelo de Praga eram coroados todos os reis, sendo que a cerimónia se realizava na Catedral de S. Vito .

Slide 13:

No conjunto de edifícios que formam o Castelo de Praga , está também situado o gabinete do Presidente da República Checa . A história conhecida do Castelo de Praga data do ano 850 e neste local foi fundada a cidade. Pontos de interesse a visitar : Palácio Schwarzenberg ( Museu Histórico Militar ), Palácio Sternberk ( Galeria Nacional ), Igreja e edifícios religiosos do Loreto , Basílica de S. George , Torre da Pólvora , Jardins Reais, Vladislav Hall no Palácio Real, construído entre 1493 e 1528, com 16 m de comprimento e 14 m de altura, onde hoje se realizam as cerimónias de Estado.

Slide 14:

Catedral de S. Vito / S. Wenceslau – é o símbolo da nação checa, onde até 1836 eram coroados os reis do País. Nela se encontra o sepulcro com os restos mortais de S. Wenceslau , padroeiro do País Também os reis, príncipes, imperadores, (futuros) santos eram nela cremados. A sua construção, em estilo gótico, levou cerca de 600 anos a construir. Começou em 1344 (por vontade de Carlos IV) e apenas terminou em 1929. A Porta Áurea ( Golden Gate ), na fachada com pinturas douradas, era até ao séc. XIX, a porta principal por onde os reis entravam para serem coroados. O mosaico, que se encontra em cima da fachada, representa O Juízo Final ( Last Judgment ).

Slide 15:

Jóias da Coroa – encontram-se guardadas na Catedral. A coroa de S. Wenceslau é a peça mais antiga do conjunto de Jóias da Coroa ; Imperial Orb do final do séc. XVI; Ceptro Real (séc. XVI) com pérolas, safiras e rubis Outros pontos de interesse a visitar : Coro, Capela de S. Wenceslau , Cripta, vista panorâmica de Praga. → Basílica de S. George (ao lado fica o Convento Benedictino ) – é o mais belo exemplo do estilo românico. Data do ano 920 e a sua torre é a original.

Slide 16:

Mala Strana (Cidade Pequena) (margem esquerda do rio Vltava ) Mala Strana (Cidade Pequena), situada aos pés do Castelo de Praga , tem ruas antigas, estreitas e curvas, repletas de casas barrocas e renascentistas, igrejas, palácios e lojas. Algumas construções são anteriores ao século XIX e, desde então, nada mudou. Nos arredores situam-se muitos palácios e sedes diplomáticas. Pontos de interesse a visitar : → Igreja de S. Nicolau (estilo barroco) – de 1755, inicial.te jesuíta → Igreja de Nossa Sr.ª da Vitória (Menino Jesus de Praga) → Rua Nerudova , Praça Mala Strana com lojas e restaurantes.

Slide 17:

Karlov Most (Ponte Carlos) (ponte pedestre que liga as duas margens da cidade de Praga) Karlov Most ( Ponte Carlos ) u ne as duas partes da cidade : Mala Strana (Cidade Pequena) a Stare Mesto (Cidade Velha). É a ponte mais antiga e mais valiosa, mandada construir em 1357 por Carlos IV (rei da Boémia/Imperador do Sacro Império Romano, que reinou de 1346 a 1378, considerado o “ Father of the Country ”) Esta construção do séc. XIV com 515 m de comprimento e 10 m de largura, durante muitos anos, apenas tinha um cruxifixo como decoração. A partir de 1683, as autoridades eclesiásticas decidiram orná-la também com figuras de santos católicos, o que resultou

Slide 18:

na combinação da construção gótica da ponte com 30 estátuas barrocas, esculpidas entre 1600 e 1800, e que constituem uma Verdadeira galeria de obras de arte ao ar livre. Nos extremos da ponte situam-se torres seculares : a inferior, em estilo românico, na Mala Strana ( Cidade Pequena ) e, no lado da Stare Mesto ( Cidade Velha ), a outra torre ricamente decorada. A Karlov Most ( Ponte Carlos ) leva-nos do Castelo de Praga ao centro da cidade, na outra margem, através do afamado percurso turístico “ Caminho Real ”.

Slide 19:

Stare Mesto (Cidade Velha) (margem direita do rio Vltava ) Stare Mesto (Cidade Velha) - situada no centro da cidade de Praga, possui casas e edifícios barrocos e góticos cujas fachadas mostram a riqueza das antigas famílias nobres, artesãos e mercadores. É como recuar 600 anos no tempo ! Entre essas casas encontra-se a casa onde residiu, durante muitos anos, Frank Kafka . → Stare Namesti ( Praça Central da Cidade Velha ) – tinha como função, na época medieval, servir como mercado da cidade. Hoje em dia tem barracas vendendo artesanato, doces, etc …

Slide 20:

Na Stare Namesti ( Praça Central da Cidade Velha ), encontra-se um monumento dedicado ao reformador religioso Jan Hus , construído em 1915, e inspirado nos trabalhos do escultor francês Auguste Rodin . Ao redor da Stare Namesti podemos encontrar restaurantes com Esplanadas, na calçada, para se apreciar o ambiente em volta. Pontos de interesse na Stare Namesti : → Antiga Prefeitura ( Old Town Hall ) em que tiveram lugar sangrentas execuções, em 1621, e em que ainda se reconhecem os vestígios da destruição parcial provocada pela 2ª Guerra Mundial.

Slide 21:

→ Relógio Astronómico situado na parte lateral do edifício da Antiga Prefeitura ( Old Town Hall) : Na parte superior do Relógio Medieval , às horas certas, abre-se uma pequena portinhola e surge Cristo seguido pelos doze apóstolos em procissão e, atrás deles, seguem figuras humanas representando a Avareza, a Vaidade, a Morte e o Turco. O relógio data do séc. XV tendo sido instalado em baixo dele, em 1865, um Relógio Astronómico com os símbolos do Zodíaco. → Catedral de Nossa Sr.ª de Tyn , datada de 1365, em estilo gótico com as suas 2 torres gémeas → Igreja de São Nicolau.

Slide 22:

→ Portão da Pólvora ( Prasná Brana ) – é uma das construções mais famosas de Praga, no extremo da Stare Mesto (Cidade Velha). É a porta do Centro Histórico e o início do Caminho Real. A sua construção, em estilo gótico, teve início em 1475 por ordem do rei Wladislau II. Tem uma escada com 186 degraus que nos leva a uma plataforma a 44 m de altura e donde se tem uma excelente vista panorâmica da cidade de Praga. → Stavovské Theatre ( Teatro degli Stati Generali ) – edifício clássico, data de 1781-1783. Em 27 de Outubro de 1787 foi posta pela 1ª vez em cena a famosa ópera de Mozart “ Don Giovanni ”. Em Dezembro de 1834 entoou-se aqui, pela 1ª vez, o Hino Nacional Checo .

Slide 23:

→ Municipal House é um centro cultural e uma sala de concertos, construída no início do séc. XX, no estilo Art Nouveau . Fica situada no extremo da Stare Mesto ( Cidade Velha ) na Praça da República ( Namesti Republiky ) logo a seguir à Torre da Pólvora .

Slide 24:

Nove Mesto (Cidade Nova) (margem direita do rio Vltava ) Nove Mesto (Cidade Nova), fundada por Carlos IV em 1348 possui o que resta da 1ª Universidade da Europa Central, conventos, igrejas, mosteiros e praças, a maior das quais é a Vaclavske Namesti ( Praça Wenceslau ) , com 750 m de comprimento por 60 m de largura, com 2 faixas de trânsito e um jardim central. Esta praça é mais uma avenida que uma praça e, inicialmente, funcionava como mercado de cavalos. Hoje em dia constitui o coração comercial da cidade, onde se realizam espectáculos e actividades ao ar livre. Está rodeada por muitos hotéis, lojas modernas e restaurantes com fachadas em Art Nouveau .

Slide 25:

Na Vaclavske Namasti ( Praça Wenceslau ) aconteceram vários factos históricos importantes : a declaração da 1ª República em 1918, os protestos contra a ocupação soviética em 1969, a marcha que em 1989 originou a Revolução de Veludo e o fim da era comunista. Ao fundo da Vaclavske Namasti ( Praça Wenceslau ) situa-se o Museu Nacional ( National Museum ) , neo-renascentista, construído por Josef Schultz em 1890. Em frente ao Museu Nacional situa-se a estátua equestre, em bronze, do rei do séc. X Václav I , também chamado de S. Wenceslau ( santo patrono da Boémia ). Na Praça Karlov Namesti começa o lado moderno de Praga.

Slide 26:

Josefov (Bairro Judeu) (margem direita do rio Vltava ) Josefov ( Bairro Judeu ) actualmente, tem como atracções histórias o seu Velho Cemitério Judeu fundado em 1478, com 12 000 lápides e sepulturas dispostas em 12 camadas e Sinagogas . É o único Bairro Judeu da Europa Central que sobreviveu ao Holocausto . Nele nasceu e viveu a maior parte dos seus 41 anos o escritor Franz Kafka (autor de “ Metamosfoses ”) que, com a sua estranha e incómoda literatura, deu testemunho da sua infância sofrida.

Slide 27:

O Velho Cemitério Judeu e as suas Sinagogas sobreviveram aos tempos muito difíceis, paradoxalmente, graças a um plano nazi de convertê-los em “ Museu de uma raça extinta ” ! Pontos de interesse a visitar : → Old-New Synagogue , em estilo gótico do séc. XIII, é uma das 3 Sinagogas em Praga onde se pratica o serviço divino (não faz parte do Museu Judeu ) → Maisel ( Sinagoga Maiselova ), construída em 1590-1592, em que as mulheres ficavam numa secção superior. → Pinkas ( Sinagoga Pinkasova ) construída em 1535 por Aaron Horowitz . Depois da 2ª Guerra Mundial, esta Sinagoga passou

Slide 28:

a ser um Memorial dos Judeus da Boémia e Morávia assassinados pelos nazis nos 22 campos de concentração. Nas suas paredes estão escritos os nomes das 80 000 vítimas judias Checas entre os quais se encontram os nomes das 3 irmãs de Franz Kafka . No 1º andar existe uma exposição permanente “ Childre’s Drawings from Terezin (1942-1944)” → Sinagoga Espanhola.

Slide 29:

Agradecimento Ao professor João Catarino agradeço reconhecidamente todo o empenho , entusiamo , paciência e dedicação que sempre revela em tudo o que se propõe dinamizar. Graças a essas qualidades, os alunos da U.T.I.L. aderem com muito interesse às suas disciplinas e, ao chegar o final do ano lectivo, sentem que valeu a pena .

Slide 30:

A culminar todo o trabalho por ele desenvolvido durante o ano lectivo tenho a salientar a excelente preparação/ Organização da Viagem de Final de Ano Lectivo a Praga. Impecável ! Bem Haja ! Teresa Lermann

authorStream Live Help