Cancer de Mama

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

Cancer de Mama : 

Cancer de Mama

Slide 2: 

Câncer de mama Câncer é o crescimento desordenado das células de um órgão do corpo. No caso da mama estas células formarão o câncer de mama.

Slide 3: 

O câncer de mama ocorre quando as células deste órgão passam a se dividir e se reproduzir muito rápido e de forma desordenada. A maioria dos cânceres de mama acomete as células dos ductos das mamas. Por isso, o câncer de mama mais comum se chama Carcinoma Ductal. Ele pode ser in situ, quando não passa das primeiras camadas de célula destes ductos, ou invasor, quando invade os tecidos em volta.

Slide 4: 

O Carcinoma Lobular começa nos lóbulos da mama são menos comuns que o primeiro. Este tipo de câncer muito freqüentemente acomete as duas mamas. O Carcinoma Inflamatório de mama é um câncer mais raro e normalmente se apresenta de forma agressiva, comprometendo toda a mama, deixando-a vermelha, inchada e quente.

Slide 5: 

Dividindo o seio em quatro partes, observa-se que a maior quantidade de dutos está localizada no quadrante superior externo da mama (próximo à axila) É neste local que ocorre a maioria dos tumores malignos da mama (aproximadamente 50%)

Fatores de Risco : 

Fatores de Risco Muitas mulheres desenvolvem câncer de mama sem ter relação com os fatores de risco, mas estudos científicos mostram que alguns fatores aumentam as chances de aparecimento da doença, tais como:

Fatores de Risco : 

Fatores de Risco Longa história menstrual: mulheres que menstruaram antes dos 12 anos e tiveram a menopausa após os 50 anos. Ausência de gravidez ou gravidez tardia: mulheres que engravidaram pela primeira vez após os 35 anos de idade ou que não tiveram alguma gestação correm maior risco.

Slide 8: 

Idade: o risco aumenta conforme a mulher envelhece. História pessoal ou familiar: mulheres em que a mãe, irmã ou filha tiveram câncer de mama ou de ovário. Mulheres com um parente homem que tiveram câncer de mama ou alterações pré-malignas (tumores benignos) Obesidade: a gordura libera hormônio feminino, aumentando os riscos.

Slide 9: 

Recomendação do Ministério da Saúde: Mamografia: de 50 a 69 anos, a cada 2 anos; Exame clínico: de 40 a 49 anos, a cada ano; Exame clínico em todas as mulheres que procuram o serviço público de saúde; Grupo de risco: Exame clínico e mamografia, a partir dos 35 anos de idade, todo ano;

Slide 10: 

Tratamento Na doença em estágios precoces, o primeiro passo é eliminar o tumor visível através de cirurgia. Nos estágios iniciais também é recomendada: Quimioterapia Radioterapia Terapia hormonal

Slide 11: 

Quanto menor o tumor, mais opções cirúrgicas existem, como: Lumpectomia Mastectomia parcial Mastectomia total Mastectomia radical

Slide 12: 

Prevenção A mulher pode descobrir a doença através do auto exame ou pelo exame das mamas feito por um profissional da saúde.

QUANDO EXAMINAR OS SEIOS? : 

QUANDO EXAMINAR OS SEIOS?

O QUE PROCURAR NO AUTO-EXAME : 

O QUE PROCURAR NO AUTO-EXAME

Slide 15: 

Fique de frente para o espelho com os braços ao longo do corpo. Olhe para suas mamas e procure por caroços, depressões ou outras aparências anormais. Repita o procedimento com os braços elevados acima da cabeça.

Slide 17: 

Auto-exame das mamas

MOVIMENTO DAS MÃOS : 

MOVIMENTO DAS MÃOS

Slide 19: 

Dicas de prevenção Realize o auto-exame. Mesmo que não tenha sintomas, faça a mamografia pelo menos a cada dois anos a partir dos 50 anos, se tem risco aumentado, faça a partir dos 35 anos.

authorStream Live Help