geoterm

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

By: Carine.andresa (114 month(s) ago)

muito bom esse trabalh

By: Sr.Crazy (120 month(s) ago)

Bom trabalho..

By: Yudito (127 month(s) ago)

parabens pelo trabalho... muito bom mesmo

Presentation Transcript

Energia Geotérmica: 

Energia Geotérmica

Energia Geotérmica: 

Energia Geotérmica Utiliza o calor do interior da Terra. É a mesma energia dos vulcões, gêisers, fontes quentes. A crosta terrestre é relativamente fina e, em certos pontos, o manto aflora ou fica muito próximo da superfície. O calor pode ser extraído e usado para fazer vapor, que vai para uma turbina. A quantidade de calor é imensa: supriria a humanidade por 350.000 anos!

Energia Geotérmica: 

Energia Geotérmica

Energia Geotérmica: 

Energia Geotérmica

Energia Geotérmica: 

Energia Geotérmica

Energia Geotérmica: 

Energia Geotérmica

Energia Geotérmica: 

Energia Geotérmica

Potencial Geotérmico: 

Potencial Geotérmico Atualmente, usinas geotérmicas produzem mais de 2500 MW de energia limpa, somente nos EUA. Isto equivale a 3 usinas nucleares de grande porte. Potencial americano: 49.000 MW em 2030.

Histórico: 

Histórico Fontes termais já eram usadas pelos romanos, para fins medicinais, higiênicos e recreacionais.

Histórico: 

Histórico Para geração de energia, fontes geotérmicas foram usadas pela primeira vez em 1903, na Itália. Larderello ainda tem produção de energia atualmente.

Potencial Geotérmico: 

Potencial Geotérmico No mundo, a produção atual é de 5.700 MW, distribuídos por mais de 20 países. O potencial mundial é avaliado em 80.000 MW.

Confiabilidade: 

Confiabilidade As usinas de energia geotérmica estão entre as fontes mais confiáveis de energia. Elas estão “ligadas” e produzindo durante aproximadamente 97% do tempo.

Construção de Usina: 

Construção de Usina As usinas atuais são modulares – compostas de diversas unidades separadas que podem ser adicionadas ou removidas, de acordo com a demanda. Trata-se de uma vantagem substancial sobre as usinas convencionais, especialmente em regiões de rápido desenvolvimento industrial. Devido à sua natureza modular, as usinas podem ser construídas rapidamente. Uma usina de até 10 MW pode ser construída em menos de 6 meses. Usinas de 250 MW ou mais são construídas em 2 anos.

Uso Doméstico: 

Uso Doméstico Como fonte de energia local e renovável, a energia geotérmica pode reduzir o a dependência de um país com relação a petróleo e outros combustíveis importados. O capital economizado poderia ser então investido em projetos sociais, ou na construção de usinas maiores para atender à demanda industrial.

Geração: Campos com Predominância de Água: 

Geração: Campos com Predominância de Água A maioria dos sistemas geotérmicos consiste de água aquecida pelo magma. Esta água geralmente está dispersa em formações rochosas subterrâneas, em fraturas ou poros interconectados. Perfura-se poços nestas formações rochosas para trazer a água quente à superfície. Em geral, dezenas de poços devem ser perfurados para produzir água suficiente para uma usina.

Geração: Campos com Predominância de Água: 

Geração: Campos com Predominância de Água A água quente atinge a superfície devido à sua pressão natural, e é trazida por tubulações até a usina, onde o calor é transformado em eletricidade. Se a água for quente o bastante (acima de 150C), pode haver a separação do vapor (flashing). Este vapor é usado para girar uma turbina, gerando eletricidade. A água restante é reinjetada no reservatório, para manter sua alta pressão

Usina Flash Steam: 

Usina Flash Steam © 2000 Geothermal Education Office

Flash Steam: 

Flash Steam Esta tecnologia foi inventada na Nova Zelândia, e é a mais comum, já que a maioria dos reservatórios contém água quente. Usina em East Mesa, Califórnia

Flash Steam: 

Flash Steam Em algumas usinas, a água utilizada é rica em minerais, como sílica e zinco, que podem ser extraídos e vendidos Usina em Imperial Valley, Califórnia

Campos Com Predominância de Vapor: 

Campos Com Predominância de Vapor Neste caso, o vapor é trazido diretamente à superfície, onde é usado na geração de eletricidade. A usina The Geysers, na Califórnia, produz 1.500 MW de potência em campos de vapor.

Usinas de Ciclo Binário: 

Usinas de Ciclo Binário Alguns sistemas geotérmicos subterrâneos produzem água abaixo de 150 C. Nestes casos, usa-se uma usina “binária”. A água quente é usada para vaporizar um segundo fluido, com PE mais baixo. Quando o fluido secundário vaporiza, ele é usado para girar um turbina. O fluido secundário percorre um circuito fechado e é reutilizado inúmeras vezes.

Usinas de Ciclo Binário: 

Usinas de Ciclo Binário © 2000 Geothermal Education Office

Usinas de Ciclo Binário: 

Usinas de Ciclo Binário No trocador de calor, o calor é transferido da água geotérmica para um fluido secundário. A água geotérmica nunca é exposta ao ar e é reinjetada na periferia do reservatório. © 2000 Geothermal Education Office

Usinas de Ciclo Binário: 

Usinas de Ciclo Binário Estas usinas possibilitam o aproveitamento de fontes de menor temperatura, aumentando assim o potencial da fonte. Usina binária em Soda Lake, Nevada

Utilização Direta: Aquecimento: 

Utilização Direta: Aquecimento A água das usinas geotérmicas pode ser diretamente circulada em casas ou edifícios através de uma tubulação. Na Islândia, toda a cidade de Reikjavik é aquecida geotermicamente. Em Klamath Falls, Oregon, dois poços fornecem água geotérmica suficiente para aquecer diversos edifícios. Vários residentes possuem sistemas de aquecimento em suas calçadas.

Utilização Direta: Estufas: 

Utilização Direta: Estufas A água geotérmica pode ser usada na agricultura, para aquecer estufas. A economia de combustível é muito grande.

Outros Usos Diretos: 

Outros Usos Diretos Lavanderias Secagem de alimentos Fábrica de cebola desidratada em Nevada © 2000 Geothermal Education Office

Bombas de Calor: 

Bombas de Calor As bombas geotérmicas de calor (GHP) são uma maneira eficiente de se aquecer ou refrigerar edifícios. Elas usam a estabilidade da temperatura de Terra e atuam como “refrigeradores de duas mãos”, ou seja movem calor para dentro ou para fora do edifício, dependendo da estação.

Bomba de Calor: Inverno: 

Bomba de Calor: Inverno

Bomba de Calor: Verão: 

Bomba de Calor: Verão

Bombas de Calor: Tipos: 

Bombas de Calor: Tipos © 2000 Geothermal Education Office

Bombas de Calor: Vantagens: 

Bombas de Calor: Vantagens Podem ser usadas em praticamente qualquer lugar do planeta. Têm elevada eficiência energética Economizam as fontes de combustíveis fósseis Fornecem energia limpa: não há emissões.

Geotérmica: Exemplos: 

Geotérmica: Exemplos

Geotérmica: Exemplos: 

Geotérmica: Exemplos Esta usina fornece 25% da energia para a Big Island, no Havaí. É uma usina híbrida que combina as tecnologias flash e binária.

Geotérmica: Exemplos: 

Geotérmica: Exemplos Esta usina binária em Wendell-Amadee, Califórnia, é totalmente automatizada. Se houver algum problema, ela chama um operador por rádio.

Crescimento: EUA: 

Crescimento: EUA © 2000 Geothermal Education Office

Usina Geotérmicas no Mundo: 

Usina Geotérmicas no Mundo © 2000 Geothermal Education Office

Meio-ambiente: 

Meio-ambiente A energia geotérmica é uma das mais limpas. Praticamente não há emissão de gases. Em comparação com uma usina termelétrica a carvão, uma usina geotérmica polui cerca de 1000 vezes menos. Como emite muito pouco CO2, a energia geotérmica é uma alternativa viável no controle das mudanças climáticas globais.

Meio-ambiente: 

Meio-ambiente Causada pela emissão de SOx. A energia geotérmica praticamente não produz estes gases, além de não emitir óxidos de nitrogênio. Pode ser usada em conjunto com outras atividades sobre a terra.

Economia: 

Economia Tecnologias de geração de energia como usinas termelétricas ou nucleares podem ter custos que não se refletem na conta mensal: custos ambientais, descarte de resíduos, danos a edifícios, e outros. Se estes gastos fossem levados em conta, o custo por kW-h da energia destas fontes seria muito maior. Como tecnologia limpa, a energia geotérmica não impõe estes custos à sociedade. Uma análise de ciclo de vida bem executada é capaz de mostrar os custos verdadeiros de produção de energia através de diversas técnicas, e a energia geotérmica pode ser considerada uma “pechincha”.

Links Interessantes: 

Links Interessantes http://geothermal.marin.org/index.html http://www.geoexchange.org/ http://www.igshpa.okstate.edu/

authorStream Live Help