ABBA

Views:
 
Category: Celebrities
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

ABBA : 

ABBA

Introdução : 

Introdução Os ABBA apresentaram-se, ao longo do tempo, como um grupo de extremas vivências e com uma enorme influência em termos musicais que permitiram não só a sua ascensão no panorama internacional como também a existência de uma verdadeira revolução musical. É claro que com o passar do tempo, toda esta importância por eles alcançada foi sendo inferiorizada e intolerantemente esquecida. Desta forma, o presente trabalho pretende não só valorizar tão importante grupo como também, através de uma linguagem extremamente simples e acessível, divulgar quem são e como foi o percurso dos ABBA. Assim, tomando como base a valorização e divulgação do grupo é iniciado este trabalho.

A História dos ABBA : 

A História dos ABBA A jornada de Björn Ulvaeus rumo ao estrelato internacional começou após um período num grupo folk do colégio, quando lançou o primeiro hit single com o grupo The Hootenanny Singers. Num ano já tinha um público fiel e tocava para multidões em todo o país, a Suécia. Neste mesmo período, Benny Andersson, tocava noutro grupo, o The Hep Stars, quando se encontraram e Benny, como compositor, falava de comporem algo juntos. Estavam destinados a conhecerem-se e tiveram afinidades desde o início. Björn apresentou-se no mesmo programa de TV no qual Agnetha se apresentara. Apaixonaram-se quase que instantaneamente. Alguns meses depois, algo parecido acontecera com Benny e Frida: eles conheceram-se, num show, quando ela estava numa orquestra, segundo Björn. Benny e Björn já vinham desenvolvendo um trabalho, juntos, quando decidiram convidar as duas raparigas para fazerem a voz de apoio. Perceberam logo em seguida que elas eram melhores a cantar. Foi quando decidiram gravar todos juntos uma canção em Inglês. E um dos primeiros singles com o quarteto formado e com as raparigas cantando, foi "RING RING" que, porém, não afectou as paradas de sucesso da Inglaterra.

Slide 4: 

Com a formação completa, os elementos começam a unir-se. Em seguida, o empresário Stikkan (Stig) Anderson, cansou-se de escrever os nomes dos integrantes (Agnetha, Benny, Björn e Anni-Frid) e passou a utilizar as iniciais dos nomes de cada um deles: A... B... B... A..., criando assim, por acaso, o nome do grupo que seria uma lenda pop, os ABBA. Os ABBA, por falar sueco, encontraram grandes dificuldades em estabelecer-se fora da Suécia. E em 1973 e 1974, o Eurovision era a única alternativa de fazer sucesso fora da Suécia. Em Abril de 1974, com o sucesso “WATERLOO” eles vencem o concurso musical Eurovision em Brighton. "WATERLOO" ficou em 1º lugar nas paradas de sucesso da Suécia, causando um impacto muito grande, tanto que a música, ficou entre as 10 mais, nas paradas de sucesso dos EUA. O grupo, dezoito meses depois, lançou outro single, voltado para o público fora da Suécia, "I DO, I DO, I DO, I DO, I DO". Apesar da letra em inglês, a música não chegou às 10 mais nas paradas da Inglaterra.

Slide 5: 

Os ABBA perguntavam-se como conseguiriam outro hit. Estava difícil de livrarem-se do rótulo do Eurovision. Além do que, era muito difícil, um grupo, como eles, da Suécia, país que não fala Inglês, sair de seu país e estabelecer-se nos restantes países da Europa. E achavam que o facto de não implantarem um hit entre "WATERLOO" e "SOS", estava no facto do grupo ter vindo do Eurovision, o que de certa forma havia criado um "rótulo", o grupo de um single só, e que não teriam capacidade de fazer outro com igual sucesso ao de "WATERLOO" e por isso, seriam esquecidos. No entanto, não seria esse o destino que esperaria esses quatro jovens escandinavos. Quando "SOS" foi lançado, as pessoas começaram a levar o grupo mais a sério, e a crítica percebeu que os ABBA não ficariam num só hit. "SOS“ chegou em 5º lugar na Inglaterra, em 1975. Os ABBA chegaram onde queriam, mas na Suécia, foram muito criticados, inclusive por razões políticas, sobretudo por fazer sucesso e ganhar dinheiro. A media sueca era bastante hostil com o grupo, pelo facto do grupo ter ganho o Eurovision e por usarem roupas extravagantes. Achavam que ninguém devia usá-las e sim o blue jeans da época. Algumas rádios, por exemplo, chegaram a boicotar os discos do grupo. Porém, estes factos, ajudaram o grupo na sua trajectória, porque as pessoas gostavam dos ABBA e teriam que comprar os discos do grupo, se quisessem ouvir as suas músicas.

Slide 6: 

Essas críticas serviram também de estímulos, fazendo com que compusessem músicas cada vez melhores. De facto, os ABBA foram bastante injustiçados nos anos 70. "Era a época dos PUNK, os ABBA precisavam de ser decapitados e eu aceitaria ser o carrasco". BONO VOX líder do U2. O grupo costumava reunir-se, no Verão, numa ilha do arquipélago de Estocolmo, para compor as suas músicas, descartando muitas canções que julgavam serem porcarias para chegarem à perfeição ou o que consideravam ser bom de facto. "FERNANDO" e "DANCNG QUEEN" foram um exemplo dessas sessões estafantes. Essas duas canções ficaram nas paradas por 15 semanas em 1976. Os ABBA iriam colocar 19 singles entre os 10 mais em sete anos. O grupo nem imaginava como iria longe e com que rapidez. Os ABBA eram o grupo que mais vendia discos no mundo. O sucesso era muito grande, e as pessoas não se cansavam do grupo, tanto que começou a causar certa aflição nos componentes do grupo, sobretudo nas raparigas. A excepção era Björn, que adorava cada momento que vivia, o que não se podia dizer sobre Agnetha que, neste momento se sentia dividida entre a família e o grupo. Em 1978, o grupo sofre o seu primeiro abalo: Björn e Agnetha divorciam-se e justo no mesmo ano do casamento de Benny e Frida. O grupo segue a sua trajectória e com canções cada vez melhores que vão alcançar o topo do sucesso. Em 1981, o grupo sofre um novo abalo, agora com outro divórcio, o de Benny e Frida.

Slide 7: 

Os ABBA ainda resistiriam a mais este duro golpe e quando o grupo quase chegava a um consenso sobre a separação, vinha mais uma música, e eram músicas cada vez mais carregadas de emoção como é o caso de "THE DAY BEFORE YOU COME", uma das últimas músicas do grupo. Para Agnetha e Frida, emocionalmente ficava cada vez mais difícil permanecer com tudo que as cercava; estavam cansadas dos ABBA. A verdade era que os ABBA não queriam mais ser o ABBA e depois de 10 anos e 19 singles os ABBA finalmente anunciam a separação. Estava selada a história de um dos maiores ícones da pop music internacional, os ABBA.

Agnetha Fältskog : 

Agnetha Fältskog Agnetha Åse Fältskog nasceu no dia 5 de Abril de 1950 na cidade sueca de Jonkoping. Em 1956 o seu pai organizou um show de Natal que seria a estreia de Agnetha no palco. Quando ela estava a cantar a música “Billy Boy”, um infeliz porém hilariante incidente ocorreu: as suas calças caíram! Mas isto não desencorajou Agnetha,: ela cursou aulas de piano e ficou muito boa nisso. Ela começou a compor músicas e a tocar na igreja local. Com a tenra idade de 13 anos, Agnetha e os seus amigos começaram a cantar e a apresentarem-se na região (eram chamados The Cambers). Agnetha adorava o estilo da cantora americana Connie Francis. Com 15 anos, Agnetha decidiu largar a escola e tentar carreira musical. Ela trabalhava como telefonista enquanto se apresentava com uma banda de dança local. De imediato ela revelou o seu talento, inclusive em 1967, quando gravou sua primeira composição Jag var sa kar. A sua música chegou ao topo das paradas suecas e o seu sucesso continuou no fim dos anos 60, sucesso após sucesso.

Slide 9: 

Em 1968 ela encontrou Björn Ulvaeus um concurso de televisão, o homem dos seus sonhos, com o qual se casou em 1971. Daí em diante ela fez um tremendo sucesso nos ABBA, pois na maioria das músicas era a voz principal, além de ser a integrante mais e jovem e mais bonita do grupo. Viajou pelo mundo todo em tournés dos ABBA, e um dia disse que havia acordado numa cidade europeia e não sabia onde estava. Em 1979, o seu casamento com Björn acabou mas mesmo assim continuou nos ABBA. Ela queria passar mais tempo com seus filhos do que a viajar, o que não era possível, pois os ABBA faziam muitas tournés. Quando os ABBA terminaram definitivamente, em 1982 ela ainda lançou mais 4 álbuns, mas infelizmente não fizeram muito sucesso internacional. Então ela decidiu isolar-se do mundo da música totalmente, e hoje em dia vive num bairro calmo em Estocolmo. Ela não dá entrevistas, e nem sequer fala inglês tão bem. Foi vista poucas vezes a fazer suas longas caminhadas solitárias.

Björn Ulvaeus : 

Björn Ulvaeus Björn Chistian Ulvaeus nasceu em Gotemburgo no dia 25 de Abril 1945, e seis anos mais tarde mudou-se para Vastervik. Ganhou a sua primeira guitarra aos 11 anos. Quando estava ainda na escola, Björn e três dos seus amigos deram forma ao seu primeiro grupo West Bay Singers; eles compraram um minibus e fizeram excursões pela Europa. Quando retornaram, o grupo chamou a atenção de Bengt Bernhag, que era um sócio de Stig Anderson da Polar Music. Após fecharem contrato com a gravadora mudaram o nome do grupo para The Hootenanny Singers em 1964. Após completarem os seus estudos, por dois anos tiveram sucesso constante até 1966, quando tiveram que prestar serviços militares. Mas isso não impediu o sucesso das suas carreiras. Quando terminaram o serviço militar em 1967 três dos membros foram estudar na Universidade de Gothenborg, mas Björn optou estudar na Universidade de Estocolmo.

Slide 11: 

Em Estocolmo reencontrou Benny Andersson, um seu grande amigo pois já se haviam encontrado em 1966. Ele, juntamente com Benny dos Hep stars começou a compor. Eles apresentaram-se como Benny & Björn entre 1969 e 1972. Em Dezembro de 1982, Benny e Björn encontraram Tim Rice para discutir a escrita de um musical. Em Janeiro de 1983 eles uniram propostas definitivas para o espectáculo, e em 1984 nasce o musical Chess. O álbum foi lançado em Novembro de 1984, alcançando imediatamente o 10º lugar entre os álbuns mais vendidos. O musical excursionou por todo o Reino Unido até 1990 quando fez uma tourné. Em Outubro de 1995 ocorreu a abertura de um novo musical Kristina Från Duvemäla de Benny e Björn que os abriram para o sucesso crítico em Malmö.

Benny Andersson : 

Benny Andersson Goran Bror Benny Andersson nasceu em Estocolmo no dia 16 de Dezembro de 1946; ele ganhou o seu primeiro instrumento aos seis anos. Foi esta a razão que o levou a apaixonar-se pela música, que continuou mesmo enquanto estudava. Em 1964 juntou –se aos Hep Stars banda sueca equivalente aos Beatles, mas neste tempo esteve fora das paradas de sucesso. Em 1965 os sucessos começaram com A Tribute To Buddy Holly (Um Tributo ao Holly Camarada). No mesmo ano, Benny começou a compor canções para o grupo, canções essas que os levaram para as paradas de sucesso; os Hep Stars venderam milhares em cima de milhares de cópias. Porém isto não os parou de perder a maioria de seu dinheiro devido à produção de um filme que não deu certo. As companhias Hep Hous, cf. Aple Corps e a Swedish Inland Revenue enterraram o grupo com um imposto equivalente a 100.000 dólares. Benny deixou os Hep Stars em 1969, no mesmo ano em que conheceu Anni-Frid Lyngstad numa emissora de rádio.

Slide 13: 

Em Dezembro de 1982, Benny e Björn encontraram Tim Rice para discutir a escrita de um musical. E, em Janeiro de 1983 uniram propostas definitivas para o espectáculo, nascendo em 1984 o musical Chess. O álbum foi lançado em Novembro de 1984, alcançou imediatamente o 10º lugar entre os álbuns mais vendidos. O musical excursionou por todo o Reino Unido até 1990 quando fez uma tourné. Em Outubro de 1995 ocorreu a abertura de um novo musical Kristina Från Duvemäla de Benny e Björn que os abriram para o sucesso crítico em Malmö

Anni-Frid Lyngstad (Frida) : 

Anni-Frid Lyngstad (Frida) Nasceu em 15 de Novembro de 1945 na Noruega. A sua mãe morreu aos 21 anos e seu pai desapareceu no final da Grande Guerra. Mudou para Suécia com a avó quando era ainda muito jovem. Quando Frida tinha 13 anos, ela sentia-se como uma prisioneira e queria viver a sua própria vida. Então ela começou a trabalhar com a sua própria banda. Uma das suas grandes ambições era ser uma cantora. Imediatamente, Frida deixou a escola para se dedicar inteiramente à música. Nunca teve muito tempo para namorados, mas encontrou o seu primeiro marido aos 14 anos e aos 18 foi morar com ele. Ela gostava muito de ir à igreja e cantava no coro. Um dia por acaso, Frida encontrou seu pai vivendo na Alemanha com 3 filhos e casado com a mesma mulher com quem havia casado antes de ir para a Noruega e ter conhecido sua mãe.

Slide 15: 

A sua primeira apresentação em público foi no Bazar Red Cross, quando tinha 9 anos. Com 13 anos ela estava pronta para cantar numa banda. Para poder cantar no restaurante, Frida mentia sobre sua idade. "Somente quando Benny trabalhava como meu produtor, é que eu gravava canções que eram mais inspiradas no pop, e que se tornaram sucesso na Suécia". Frida tinha aulas de canto diariamente pois a sua voz não era boa o bastante para cantar ópera. Em 1975, o seu álbum a solo Frida Ensam vendeu mais de 130 mil cópias. Segundo Frida, ela juntou no álbum vários tipos de coisas que gostaria de fazer dentro dos ABBA. Frida passou por uma crise pessoal aos 30 anos e foi ao psiquiatra, pois ela sentia-se muito cansada. Depois dos ABBA, Frida lançou os álbuns Something's, Going On e Shine. Doze anos depois de Shine, Frida regressa com o álbum dela chamado Djupa andetag (Expirações Profundas). Pela primeira vez em 21 anos Frida canta em sueco e, no ano de 2000, iria lançar outro álbum a solo, mas a morte do seu terceiro marido atrapalhou os seus planos. Actualmente, mora na Suíça e gosta de passar o seu tempo lendo e jogando golfe. Também é directora de uma organização não-governamental relacionada a assuntos ambientais.

Discografia : 

Discografia Álbuns Oficiais Nome: Ring Ring Data de Lançamento (LP): 26 de Março de 1973 Data de Lançamento (CD): Julho 2001 Faixas do LPLado A 01. Ring Ring (Bara du slog en signal) 02. Another Town, Another Train 03. Disillusion 04. People Need Love 05. I Saw It In The Mirror 06. Nina, Pretty Ballerina

Slide 17: 

Lado B 01. Love Isn't Easy (But It Sure Is Hard Enough) 02. Me And Bobby And Bobby's Brother 03. He Is Your Brother 04. Ring Ring 05. I Am Just A Girl 06. Rock'n'Roll Band Faixas do CD 01. Ring Ring 02. Another Town, Another Train 03. Disillusion 04. People Need Love 05. I Saw It In The Mirror 06. Nina, Pretty Ballerina 07. Love Isn't Easy (But It Sure Is Hard Enough) 08. Me And Bobby And Bobby's Brother 09. He Is Your Brother 10. She's My Kind Of Girl

Slide 18: 

11. I Am Just A Girl 12. Rock'n'Roll Band 13. Merry-Go-Round 14. Santa Rosa 15. Ring Ring (Bara du slog en signal) Nome: Waterloo Data de Lançamento (LP): 04 de Março de 1974 Data de Lançamento (CD): Julho 2001 Faixas do LPLado A 01. Waterloo (versão sueca) 02. Sitting In The Palmtree 03. King Kong Song 04. Hasta Mañana 05. My Mama Said 06. Dance (While The Music Still Goes On) Lado B 01. Honey, Honey 02. Watch Out 03. What About Livingstone

Slide 19: 

04. Gonna Sing You My Lovesong05. Suzy-Hang-Around 06. Waterloo Faixas do CD 01. Waterloo 02. Sitting In The Palmtree 03. King Kong Song 04. Hasta Mañana 05. My Mama Said 06. Dance (While The Music Still Goes On) 07. Honey, Honey 08. Watch Out 09. What About Livingstone 10. Gonna Sing You My Lovegong 11. Suzy-Hang-Around 12. Ring Ring (1974 Remix, single version) 13. Waterloo (versão sueca) 14. Honey, Honey (versão suéca)

Slide 20: 

Nome: ABBA Data de Lançamento (LP): 21 de Abril de 1975 Data de Lançamento (CD): Julho 2001 Faixas do LPLado A 01. Mamma Mia 02. Hey, Hey Helen 03. Tropical Loveland 04. S.O.S. 05. Man In The Middle 06. Bang-A-BoomerangLado B 01. I Do, I Do, I Do, I Do, I Do 02. Rock Me 03. Intermezzo No. 1 04. I've Been Waiting For You 05. So Long

Slide 21: 

Extras do CDMedley: Pick A Bale Of Cotton/On Top Of Old Smokey/Midnight SpecialCrazy World Nome: Arrival Data de Lançamento (LP): 11 de Outubro de 1976 Data de Lançamento (CD): Julho 2001 Faixas do LPLado A 01. When I Kissed The Teacher 02. Dancing Queen 03. My Love, My Life 04. Dum Dum Diddle 05. Knowing Me, Knowing You Lado B 01. Money, Money, Money 02. That's Me 03. Why Did It Have To Be Me 04. Tiger 05. Arrival

Slide 22: 

Extras do CDHappy HawaiiFernando Nome: ABBA - The Album Data de Lançamento (LP): 12 de Dezembro de 1977 Data de Lançamento (CD): Julho 2001 Faixas do LPLado A 01. Eagle 02. Take A Chance On Me 03. One Man, One Woman 04. The Name Of The GameLado B 01. Move On 02. Hole In Your Soul 03. Thank You For The Music 04. I Wonder (Departure) 05. I'm A MarionetteExtras do CD Thank You For The Music (versão Doris Day)

Slide 23: 

Nome: Voulez-Vous Data de Lançamento (LP): 23 de Abril de 1979 Data de Lançamento (CD): Julho 2001 Faixas do LPLado A 01. As Good As New 02. Voulez-Vous 03. I Have A Dream 04. Angeleyes 05. The King Has Lost His CrownLado B 01. Does Your Mother Know 02. If It Wasn't For The Nights 03. Chiquitita 04. Lovers (Live A Little Longer) 05. Kisses Of FireExtras do CD Gimme! Gimme! Gimme! (A Man After Midnight) Lovelight Summer Night City

Slide 24: 

Nome: Super Trouper Data de Lançamento (LP): 03 de Novembro de 1980 Data de Lançamento (CD): Julho 2001 Faixas do LPLado A 01. Super Trouper 02. The Winner Takes It All 03. On And On And On 04. Andante, Andante 05. Me And ILado B 01. Happy New Year 02. Our Last Summer 03. The Piper 04. Lay All Your Love On Me 05. The Way Old Friends DoExtras do CD Elaine Put On Your My White Sombrero

Slide 25: 

Nome: The Visitors Data de Lançamento (LP): 30 de Novembro de 1981 Data de Lançamento (CD): Julho 2001 Faixas do LPLado A 01. The Visitos (Crakin'Up) 02. Head Over Heels 03. When All Is Said And Done 04. SoldiersLado B 01. I Let The Music Speak 02. One Of Us 03. Two For The Price Of One 04. Slipping Through My Fingers 05. Like An Angel Passing Through My RoomFaixas Bônus Under Attack Should I Laugh Or Cry Cassandra The Day Before You Came

Colectâneas Oficiais : 

Colectâneas Oficiais Nome: ABBA Gold - Greatest Hits Data de Lançamento (CD): 21 de Setembro de 1992 Faixas do CD 01. Dancing Queen 02. Knowing Me, Knowing You 03. Take A Chance On Me 04. Mamma Mia 05. Lay All Your Love On Me 06. Super Trouper 07. I Have A Dream 08. The Winner Takes It All 09. Money, Money, Money 10. SOS 11. Chiquitita 12. Fernando 13. Voulez-Vous 14. Gimme! Gimme! Gimme! (A Man After Midnight) 15. Does Your Mother Know 16. One Of Us 17. The Name Of The Game 18. Thank You For The Music 19. Waterloo

Slide 27: 

Nome: The Definitive Collection Data de Lançamento (CD): 02 de Novembro de 2001 Faixas do CD (1) 1. People Need Love 2. He Is Your Brother 3. Ring Ring 4. Love Isn’t Easy (But It Sure Is Hard Enough) 5. Waterloo 6. Honey, Honey 7. So Long 8. I Do, I Do, I Do, I Do, I Do 9. SOS 10. Mamma Mia 11. Fernando 12. Dancing Queen 13. Money, Money, Money 14. Knowing Me, Knowing You 15. The Name Of The Game 16. Take A Chance On Me 17. Eagle 18. Summer Night City 19. Chiquitita 20. Does Your Mother Know

Slide 28: 

CD (2)1. Voulez-Vous 2. Angeleyes 3. Gimme! Gimme! Gimme! (A Man After Midnight) 4. I Have A Dream 5. The Winner Takes It All6. Super Trouper 7. On And On And On 8. Lay All Your Love On Me 9. One Of Us 10. When All Is Said And Done 11. Head Over Heels 12. The Visitors (Crackin` Up)13. The Day Before You Came14. Under Attack 15. Thank You For The Music Faixas Bônus Ring Ring (1974 Remix, single version) Voulez-Vous (Extended remix, 1979 US promo)

Slide 29: 

Nome: The Singles - The First Ten Years Data de Lançamento (LP): 08 de Novembro de 1982 Faixas do LP (1)Lado A 01. Ring Ring 02. Waterloo 03. So Long 04. I Do, I Do, I Do, I Do, I Do 05. SOS 06. Mamma Mia 07. Fernando Lado B 01. Dancing Queen 02. Money, Money, Money 03. Knowing Me, Knowing You 04. The Name Of The Game 05. Take A Chance On Me 06. Summer Night City

Slide 30: 

Faixas do LP (2)Lado A 01. Chiquitita 02. Does Your Mother Know 03. Voulez-Vous 04. Gimme! Gimme! Gimme! (A Man After Midnight) 05. I Have A Dream Lado B 01. The Winner Takes It All 02. Super Trouper 03. One Of Us 04. The Day Before You Came 05. Under Attack

Músicas : 

Músicas Andante, Andante Take it easy with me, please touch me gently like a summer evening breeze take your time, make it slow andante, andante just let the feeling grow Make your fingers soft and light let your body be the velvet of the night touch my soul, you know how andante, andante go slowly with me now I’m your music I’m your song play me time and time again and make me strong make me sing make me sound andante, andante tread lightly on my ground andante, andante oh, please don’t let me down There’s a shimmer in your eyes like the feeling

Slide 32: 

of a thousand butterflies please don’t talk, go on, play andante, andante and let me float away I’m your music I’m your song play me time and time again and make me strong make me sing make me sound andante, andante tread lightly on my ground andante, andante oh, please don’t let me down

Slide 33: 

Another Town, Another Train Day is dawning and I must go you’re asleep but still I’m sure you’ll know why it had to end this way you and I had a groovy time but I told you somewhere down the line you would have to find me gone I just have to move along Just another town, another train waiting in the morning rain Lord give my restless soul a little patience just another town, another train nothing lost and nothing gained guess I will spend my life in railway stations guess I will spend my life in railway stations When you wake I know you’ll cry and the words I wrote to say goodbye they won’t comfort you at all but in time you will understand that the dreams we dreamed were made of sand for a no-good bum like me to live is to be free

Slide 34: 

Just another town, another train waiting in the morning rain Lord give my restless soul a little patience just another town, another train nothing lost and nothing gained guess I will spend my life in railway stations guess I will spend my life in railway stations

Slide 35: 

Chiquitita Chiquitita, tell me what’s wrong you’re enchained by your own sorrow in your eyes there is no hope for tomorrow how I hate to see you like this there is no way you can deny it I can see that you’re oh so sad, so quiet Chiquitita, tell me the truth I’m a shoulder you can cry on your best friend I’m the one you must rely on you were always sure of yourself now I see you’ve broken a feather I hope we can patch it up together Chiquitita you and I know how the heartaches come and they go and the scars they’re leavin’ you’ll be dancin’ once again and the pain will end you will have no time for grievin’ Chiquitita you and I cry but the sun is still in the sky and shining above you let me hear you sing once more like you did before sing a new song Chiquitita try once more like you did before sing a new song Chiquitita

Slide 36: 

So the walls came tumblin’ down and your love’s a blown out candle all is gone and it seems too hard to handle Chiquitita, tell me the truth there is no way you can deny it I see that you’re oh so sad, so quiet Chiquitita you and I know how the heartaches come and they go and the scars they’re leavin’ you’ll be dancin’ once again and the pain will end you will have no time for grievin’ Chiquitita you and I cry but the sun is still in the sky and shining above you let me hear you sing once more like you did before sing a new song Chiquitita try once more like you did before sing a new song Chiquitita

Slide 37: 

Dancing Queen You can dance, you can jive having the time of your life see that girl, watch that scene dig in the Dancing Queen Friday night and the lights are low looking out for the place to go where they play the right music getting in the swing you come to look for a king Anybody could be that guy night is young and the music’s high with a bit of rock music everything is fine you’re in the mood for a dance and when you get the chance You are the Dancing Queen young and sweet only seventeen Dancing Queen feel the beat from the tambourine, oh yeah you can dance, you can jive having the time of your life see that girl, watch that scene dig in the Dancing Queen You’re a teaser, you turn ’em on leave ’em burning and then you’re gone looking out for another anyone will do you’re in the mood for a dance and when you get the chance

Slide 38: 

You are the Dancing Queen young and sweet only seventeen Dancing Queen feel the beat from the tambourine, oh yeah you can dance, you can jive having the time of your life see that girl, watch that scene dig in the Dancing Queen

Slide 39: 

Fernando Can you hear the drums Fernando? I remember long ago another starry night like this in the firelight Fernando you were humming to yourself and softly strumming your guitar I could hear the distant drums and sounds of bugle calls were coming from afar They were closer now Fernando every hour, every minute seemed to last eternally I was so afraid Fernando we were young and full of life and none of us prepared to die and I’m not ashamed to say the roar of guns and cannons almost made me cry There was something in the air that night the stars were bright, Fernando they were shining there for you and me for liberty, Fernando though we never thought that we could lose there’s no regret if I had to do the same again I would my friend, Fernando Now we’re old and grey Fernando since many years I haven’t seen a rifle in your hand can you hear the drums Fernando? Do you still recall the fateful night we crossed the Rio Grande? I can see it in your eyes how proud you were to fight for freedom in this land

Slide 40: 

There was something in the air that night the stars were bright, Fernando they were shining there for you and me for liberty, Fernando though we never thought that we could lose there’s no regret if I had to do the same again I would my friend, Fernando

Slide 41: 

Ring Ring I was sitting by the phone I was waiting all alone baby by myself I sit and wait and wonder about you it’s a dark and dreary night seems like nothing’s going right won’t you tell me honey how can I go on here without you yes, I’m down and feeling blue and I don’t know what to do, oh-oh Ring, ring why don’t you give me a call ring, ring the happiest sound of them all ring, ring I stare at the phone on the wall and I sit all alone impatiently won’t you please understand the need in me so, ring, ring why don’t you give me a call so, ring, ring why don’t you give me a call You were here and now you’re gone hey did I do something wrong I just can’t believe that I could be so badly mistaken was it me or was it you tell me, are we really through won’t you hear me cry and you will know that my heart is breaking please forgive and then forget or maybe darling better yet, oh-oh

Slide 42: 

Ring, ring why don’t you give me a call ring, ring the happiest sound of them all ring, ring I stare at the phone on the wall and I sit all alone impatiently won’t you please understand the need in me so, ring, ring why don’t you give me a call so, ring, ring why don’t you give me a call

Slide 43: 

Waterloo My, my, at Waterloo Napoleon did surrender oh yeah, and I have met my destiny in quite a similar way the history book on the shelf is always repeating itself Waterloo – I was defeated, you won the war Waterloo – promise to love you for ever more Waterloo – couldn’t escape if I wanted to Waterloo – knowing my fate is to be with you Wa, wa, wa, wa, Waterloo – finally facing my Waterloo My, my, I tried to hold you back but you were stronger oh yeah, and now it seems my only chance is giving up the fight and how could I ever refuse I feel like I win when I lose Waterloo – I was defeated, you won the war Waterloo – promise to love you for ever more Waterloo – couldn’t escape if I wanted to Waterloo – knowing my fate is to be with you Wa, wa, wa, wa, Waterloo – finally facing my Waterloo

Slide 44: 

So how could I ever refuse I feel like I win when I lose – Waterloo – couldn’t escape if I wanted to Waterloo – knowing my fate is to be with you Wa, wa, wa, wa, Waterloo – finally facing my Waterloo

Conclusão : 

Conclusão Como é sabido, e como já foi possível enunciar os ABBA contribuíram de uma forma preponderante para o evoluir da música no panorama internacional. Tornaram, de uma forma única, o sonho de grande parte das pessoas em realidade, e as suas músicas, as suas expressivas música encantaram e emocionaram milhões. Este trabalho teve como principal e essencial objectivo a valorização de tão fantástico grupo, revelando o seu importante percurso e todo o auge por este alcançado. Assim, após inúmeras pesquisas em torno do tema “ABBA”, fica portanto, concluído o trabalho em questão.

Fontes Consultadas : 

Fontes Consultadas http://www.abbasite.com/start/index.php?ret=/start/index.php&flash=no http://paginas.terra.com.br/arte/abbabr/index2.html http://www.google.pt/

authorStream Live Help