Tabernáculo 12 Sacerdote e Funções

Views:
 
     
 

Presentation Description

“Este Estudo sobre o TABERNÁCULO, tem a intenção de esclarecer como a estrutura do Tabernáculo é interessante e bastante significativa para os nossos dias, não mais como um lugar físico, mas sim espiritual. E, como veremos no decorrer do Estudo, no Tabernáculo estão contidas verdades, implícitas e explícitas, a respeito de Cristo e da Igreja, e em perfeita harmonia com toda a Palavra de Deus.

Comments

Presentation Transcript

:

O TABERNÁCULO DE DEUS 12

PowerPoint Presentation:

O TABERNÁCULO DE DEUS

UM ESTUDO FEITO À LUZ DA PALAVRA DE DEUS:

UM ESTUDO FEITO À LUZ DA PALAVRA DE DEUS Elaborado pelo Pr. Sérgio Felizardo

PowerPoint Presentation:

O SACERDOTE SUAS FUNÇÕES

PRINCIPAIS FUNÇÕES:

PRINCIPAIS FUNÇÕES

ENSINAVAM A LEI Neemias 8:7-8:

ENSINAVAM A LEI Neemias 8:7-8 SIMBOLISMO Moisés recebeu os mandamentos e os transmitiu aos Sacerdotes para que estes, por sua vez, os dessem a conhecer ao povo. (Deuteronómio 31:9-12) . Os Sacerdotes deviam ensinar aos israelitas os estatutos que o Senhor havia dado por meio de Moisés. Muitas pessoas perecem por falta de conhecimento bíblico. Como Sacerdotes devemos amar a Palavra de Deus e, quando tivermos oportunidade, ensinarmos os outros, como um sacerdócio santo. (I Pedro 2:5). Em muitas ocasiões os líderes e o povo em geral se afastavam dos estatutos divinos e colhiam as consequências do seu desvio (Malaquias 3:7) .

CUIDAVAM DO MOBILIÁRIO E DOS UTENSÍLIOS SAGRADOS:

CUIDAVAM DO MOBILIÁRIO E DOS UTENSÍLIOS SAGRADOS SIMBOLISMO Quando o Acampamento se mudava de um lugar para o outro, os Sacerdotes desmontavam a Tenda e cobriam os Utensílios (Números 4:5). Eles se ocupavam de tudo: oferecer todos os sacrifícios, levantar os Pães da Proposição, oferecer incenso, ter o cuidado para que não faltasse o azeite no Candelabro e ministrar uma vez por ano no Lugar Santíssimo eram tarefas que unicamente eram feitos por eles. Isto significa que as coisas sagradas devem ser feitas por crentes consagrados

JULGAVAM AS CAUSAS CIVIS Números 5:5-31:

JULGAVAM AS CAUSAS CIVIS Números 5:5-31 Jetro sugeriu a Moisés a forma como julgar o povo (Êxodo 18:14-23) . Moisés devia escolher homens tementes a Deus e com virtudes para julgar no meio do povo e levar os assuntos mais delicados a Moisés para que ele os submetesse a Deus. Com o propósito de julgar com justiça o povo, Moisés delegou nos Sacerdotes esta delicada responsabilidade. Eles perguntavam e se o que julgavam estava certo falavam a favor ou contra, segundo o caso. (Deuteronómio 17:8-9).

TOCAVAM AS TROMBETAS:

TOCAVAM AS TROMBETAS SIMBOLISMO Os Sacerdotes levavam sua trombeta. Esta era um símbolo de autoridade, graça e unção que Deus dá a cada um ao desempenhar a sua função. Esta era usada para reunir o povo, ir para a batalha ou levantar o Acampamento (Números 10:1-10). Os Sacerdotes são um tipo de atalaias. Sua responsabilidade é falar da parte do Senhor a Palavra que Ele põe em seus lábios. (Êxodo 3:17-21) Assim, os Pastores de hoje têm a autoridade da parte de Deus para convencer a Igreja à oração, ao louvor e a buscar o Senhor

ASPERGIAM O SANGUE NA ARCA DA ALIANÇA:

ASPERGIAM O SANGUE NA ARCA DA ALIANÇA SIMBOLISMO Sabemos que a Arca da Aliança representa a presença de Deus. Uma vez por ano o Sumo Sacerdote se aproximava da Arca e aspergia o sangue no Propiciatório para expiação de todo o povo (Levítico 16:2) . Foi a mesma presença de Deus no meio do seu povo que lhe deu a vitória em todas as batalhas que travaram até Canaã. Como sacerdotes do novo pacto levemos a presença de Deus em nossas vidas a todo o lugar (Êxodo 33:13-16) .

QUEIMAVAM INCENSO NO ALTAR:

QUEIMAVAM INCENSO NO ALTAR SIMBOLISMO O Altar de Incenso era um dos móveis que estavam dentro do Santuário, colocado em frente à Arca da Aliança. Representava a comunhão que o Sacerdote deve manter com Deus, de quem depende (Êxodo 30:7) . O Incenso figura as orações e o louvor que se deve oferecer a Deus. O Sumo Sacerdote, como tal, deve pedir em favor do povo. A atitude de qualquer crente é rogar a Deus pelas diferentes necessidades. No Evangelho de João, capítulo 17, vemos Jesus como Sacerdote rogando pelos discípulos para que fossem guardados. Igualmente vemos no exemplo de Paulo pedindo para que os crentes de Éfeso compreendam as riquezas que há em Cristo (Efésios 3:14-21) .

FAZIA SACRIFÍCIOS DE ANIMAIS:

FAZIA SACRIFÍCIOS DE ANIMAIS SIMBOLISMO Os Sacerdotes faziam sacrifícios de animais por diferentes motivos: pelo pecado, pela culpa, oferta oferecida, oferta de oblação, sacrifícios de paz. Em cada sacrifício o Sacerdote fazia um trabalho diferente. Quando nos rendemos totalmente a Jesus, Deus enviará o Seu fogo ao altar do nosso coração. O fogo é mantido aceso pela contínua oferta de nós próprios a Deus. Oferecemos os nossos corpos como sacrifícios vivos para Deus (Romanos 12:1).

ABENÇOAVAM O POVO:

ABENÇOAVAM O POVO Finalmente, os Sacerdotes não foram constituídos para se apossarem do bem, aproveitando-se do privilégio que gozavam. O principal objectivo de seu ministério era ser uma bênção para o povo para o qual fora chamado. Moisés deixou instruções acerca da forma como os Sacerdotes deviam abençoar o povo: “ O Senhor te abençoe e te guarde. O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti. O Senhor sobre ti levante o seu rosto, e te dê a paz ” (Números 6:22-27) .

LEVAVAM SOBRE SEUS OMBROS A ARCA DA ALIANÇA:

LEVAVAM SOBRE SEUS OMBROS A ARCA DA ALIANÇA Os Sacerdotes tinham a grande responsabilidade de cuidar e transportar sobre seus ombros a Arca, sempre que o acampamento era levantado e se deslocava de um lado para o outro. (Êxodo 33:13-16)

A Arca da Aliança representava a presença de Deus no meio do seu povo. Não havia qualquer obstáculo que detivesse o povo em sua marcha a caminho da terra prometida se os Sacerdotes levassem a Arca.:

A Arca da Aliança representava a presença de Deus no meio do seu povo. Não havia qualquer obstáculo que detivesse o povo em sua marcha a caminho da terra prometida se os Sacerdotes levassem a Arca. (Josué 3:3; 6:4).

COMO SACERDOTES DO NOVO PACTO LEVEMOS A PRESENÇA DE DEUS EM NOSSAS VIDAS A TODO O LUGAR MATEUS 28:19-20:

COMO SACERDOTES DO NOVO PACTO LEVEMOS A PRESENÇA DE DEUS EM NOSSAS VIDAS A TODO O LUGAR MATEUS 28:19-20

PRÓXIMO ESTUDO COMO CHEGAR A DEUS NÃO FALTE!:

PRÓXIMO ESTUDO COMO CHEGAR A DEUS NÃO FALTE!

authorStream Live Help