Tabernáculo 11 - Sacerdote e Vestes

Views:
 
     
 

Presentation Description

Sacerdote e Vestes

Comments

Presentation Transcript

:

O TABERNÁCULO DE DEUS 11

PowerPoint Presentation:

O TABERNÁCULO DE DEUS

UM ESTUDO FEITO À LUZ DA PALAVRA DE DEUS:

UM ESTUDO FEITO À LUZ DA PALAVRA DE DEUS Elaborado pelo Pr. Sérgio Felizardo

PowerPoint Presentation:

O SACERDOTE SUAS VESTES

Em Êxodo 28 lemos de Deus dizendo a Moisés para ungir Arão (3) para administrar o ofício de Sumo Sacerdote. Depois faria o mesmo com os quatro filhos de Arão, que seriam seus Sacerdotes (4).:

Em Êxodo 28 lemos de Deus dizendo a Moisés para ungir Arão (3) para administrar o ofício de Sumo Sacerdote . Depois faria o mesmo com os quatro filhos de Arão, que seriam seus Sacerdotes (4). Em Levítico encontramos Moisés ungindo Arão para o santificar (8:12). Este é o título usado correntemente na Epístola aos Hebreus (4:14; 7:21).

A diferença entre Sumo Sacerdote e Sacerdote estava nas vestes. Somente Arão, e somente o Sumo Sacerdote em gerações posteriores, vestiam estas vestes. A unção do Sumo Sacerdote era uma (Êxodo 40:13) e a dos Sacerdotes outra (Êxodo 40:15).:

A diferença entre Sumo Sacerdote e Sacerdote estava nas vestes. Somente Arão, e somente o Sumo Sacerdote em gerações posteriores, vestiam estas vestes. A unção do Sumo Sacerdote era uma (Êxodo 40:13) e a dos Sacerdotes outra (Êxodo 40:15) .

Aparentemente, o Sumo Sacerdote se vestia sempre de linho. Eram as Vestes que os Sacerdotes em geral usavam sempre. A única diferença é que o Sumo Sacerdote usava a Mitra e os Sacerdotes, o Turbante (Êxodo 29:9):

Aparentemente, o Sumo Sacerdote se vestia sempre de linho. Eram as Vestes que os Sacerdotes em geral usavam sempre. A única diferença é que o Sumo Sacerdote usava a Mitra e os Sacerdotes , o Turbante (Êxodo 29:9)

As Vestes Sacerdotais e sua função, estão cheios de simbolismos que apontam para a pessoa bendita do Senhor Jesus Cristo.:

As Vestes Sacerdotais e sua função, estão cheios de simbolismos que apontam para a pessoa bendita do Senhor Jesus Cristo. Todas estas Vestes e itens têm um maravilhoso significado. Uma vez que nós entendemos que eles nos falam a respeito do celestial Sumo Sacerdote, Jesus, nós seremos tomados de um profundo sentimento de gratidão em nosso espírito e um Encorajamento para nos aproximarmos de Deus com verdadeiro coração em plena certeza de fé (Hebreus 13:15; 10:22)

As Vestes Sacerdotais do Sumo Sacerdote eram feitas para “glória e ornamento” (Êxodo 28:2).:

As Vestes Sacerdotais do Sumo Sacerdote eram feitas para “ glória e ornamento ” (Êxodo 28:2). As funções dos Sacerdotes eram servir como medianeiros entre o povo e Deus, consultar a Deus sobre a sua vontade, ser como mestres na Lei e ministrar as coisas sagradas do Tabernáculo. O Sumo Sacerdote era ainda mais importante pois somente ele usava o Peitoral com os nomes das tribos e consultava a Deus por meio do Urim e Tubim . Não se podia ir à presença de Deus com as Vestes sujas (Êxodo 39:41-43). Era necessário que os Sacerdotes fossem vestidos de acordo com o seu ofício.

SIMBOLISMO O Sacerdote representa Cristo, aquele que entrou uma vez por todos nós, bem assim todos os crentes, como intercessores, conhecedores da vontade de Deus e transmissores da mesma.:

SIMBOLISMO O Sacerdote representa Cristo, aquele que entrou uma vez por todos nós, bem assim todos os crentes, como intercessores, conhecedores da vontade de Deus e transmissores da mesma. Espiritualmente falando, o Senhor tirou de cada um de nós as vestes do luto, da humilhação, do pecado, etc., e em seu lugar , nos vestiu com as vestes da salvação e justiça (Isaías 61:10). Por outro lado, o estar vestidos, nos fala de estar cobertos. A Palavra de Deus nos diz que “ Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo , à sombra do Onipotente descansará ” (Salmo 91:1 ). Assim, também, devemos vestir as nossas roupas espirituais, para que possamos chegar à presença de Deus, sem que venhamos a morrer.

As Vestes Sacerdotais eram constituídas por 6 peças (Êxodo 28:4-29; 39:1-43; Levítico 8:1-10: Túnica bordada Manto Éfode Peitoral Cinto Mitra:

As Vestes Sacerdotais eram constituídas por 6 peças (Êxodo 28:4-29; 39:1-43; Levítico 8:1-10 : Túnica bordada Manto Éfode Peitoral Cinto Mitra

O Manto (Êxodo 28:31-35; 29:24), era uma peça feita em cor azul, a cor do céu, e o Sacerdote a vestia sobre a Túnica Branca e debaixo do Éfode e era mais comprido que esta, indo até um pouco abaixo dos joelhos, de forma a que a túnica do Sacerdote pudesse ser vista. Era uma peça inteira sem qualquer costura. Possuía uma abertura para a cabeça e era bordado.:

O Manto (Êxodo 28:31-35; 29:24), era uma peça feita em cor azul, a cor do céu, e o Sacerdote a vestia sobre a Túnica Branca e debaixo do Éfode e era mais comprido que esta, indo até um pouco abaixo dos joelhos, de forma a que a túnica do Sacerdote pudesse ser vista. Era uma peça inteira sem qualquer costura. Possuía uma abertura para a cabeça e era bordado. SIMBOLISMO O azul fala da morada celestial. Somente podemos ir para lá através do Evangelho. Assim como a Túnica era menor que a que o Manto, assim devemos diminuir para que Jesus apareça em nós. Precisamos crescer, porém sempre no Senhor. (João 3:30; Efésios 4:15 )

A Túnica era a primeira peça que o Sumo Sacerdote vestia por baixo das demais roupas, cobrindo-o de alto até aos pés (Êxodo 28:39-43; 39:27-29), Era feita de linho bordado, comprida, com mangas e sem costura.:

A Túnica era a primeira peça que o Sumo Sacerdote vestia por baixo das demais roupas, cobrindo-o de alto até aos pés (Êxodo 28:39-43; 39:27-29), Era feita de linho bordado, comprida, com mangas e sem costura. A Túnica é o tipo de pureza e beleza de Cristo, nosso Sumo Sacerdote, e da justiça perfeita com a qual como sacerdotes, estão vestidos os filhos de Deus (Romanos 3:22; Apocalipse 19:8). Simboliza a pureza do Evangelho que é colocado bem próximo de nós, em nossos corações. Igualmente , o branco, representa o dever de uma vida santa e pura . SIMBOLISMO

Havia também campainhas de ouro intercaladas com romãs. Quando o Sacerdote se movia as campainhas se faziam ouvir e quando entrava no Lugar Santo diante do Senhor, o seu povo, ao escutar o tinir das campainhas, sabia que ele não tinha sido morto na presença de Deus. :

Havia também campainhas de ouro intercaladas com romãs . Quando o Sacerdote se movia as campainhas se faziam ouvir e quando entrava no Lugar Santo diante do Senhor, o seu povo, ao escutar o tinir das campainhas, sabia que ele não tinha sido morto na presença de Deus. SIMBOLISMO As romãs simbolizam os 9 frutos do Espírito Santo (Gálatas 5:22-24) e as campainhas os 9 dons do Espírito Santo (I Coríntios 12 a 14), que só poderão surgir em nós quando tivermos uma vida redimida (carmesim), glorificado (a púrpura) e quando estivermos sentados nos lugares celestiais (azul ), conforme, Efésios 2:5-6.

O Éfode (Êxodo 28:6-12; 39:3), ou Estola, era feito de linho fino torcido, entrelaçado com lâminas de ouro, e confeccionado em quatro cores: azul, púrpura e carmesim.:

O Éfode (Êxodo 28:6-12; 39:3), ou Estola, era feito de linho fino torcido, entrelaçado com lâminas de ouro, e confeccionado em quatro cores: azul, púrpura e carmesim. SIMBOLISMO As pedras representam Jesus, o Bom Pastor. Ele conhece Suas ovelhas (João 10:14) e sai em busca de cada uma que está perdida no deserto (Lucas 15:4) . Individualmente, quando Ele encontra cada uma das ovelhas perdidas, o Bom Pastor as coloca em Seus ombros (Lucas 15:5-7) . O Senhor leva todas as Suas ovelhas diante de Deus, como hoje está intercedendo por nós (Romanos 8:4; Hebreus 7:25) . Esta peça era vestida sobre o Manto e era constituída por duas partes, unidas nos ombros com adornos de ouro, onde foram colocadas as duas pedras de ónice , uma em cada ombro. nas quais foram gravados os nomes das 12 tribos de Israel, seis em cada uma.

PowerPoint Presentation:

O Peitoral era o mais belo e o mais caro de todas as vestes. Era uma peça quadrada, aproximadamente 23 cm por 23 cm. Estava ligado ao Éfode , e era de ouro puro, fixado sobre o peito por correntes e quatro argolas de ouro, unidas umas às outras por fitas azuis e presas em ombreiras na parte superior.

PowerPoint Presentation:

Sobre o Peitoral (Êxodo 28:15-21; 39:8-21), estavam dispostas quatro filas de pedras preciosas , engastadas a ouro, com três pedras cada uma , gravadas com os nomes das tribos de Israel , num total de doze . Assim, todo o povo estava sendo levado no peito (coração) do Sacerdote. SIMBOLISMO As 12 pedras falam da unidade do povo de Deus, e a posição delas no peito fala do afecto de Deus para com o seu povo. Nosso nome está gravado no coração de Jesus e está sempre diante de Deus. O ombro é símbolo de força e o peito é símbolo de amor.

PowerPoint Presentation:

Sobre o Peitoral também se encontravam duas pedras especiais URIM e TUMIM que indicavam a vontade de Deus, quando solicitada pelo Sacerdote, em caso de dúvida

Não se sabe qual o verdadeiro significado de URIM e PURIM, (Êxodo 28:30), porém sabemos que por meio deles a vontade de Deus foi dada a conhecer em várias ocasiões da história de Israel. Sem eles Israel não sabia o que fazer (Esdras 6:23; Neemias 7:65).:

Não se sabe qual o verdadeiro significado de URIM e PURIM , (Êxodo 28:30) , porém sabemos que por meio deles a vontade de Deus foi dada a conhecer em várias ocasiões da história de Israel. Sem eles Israel não sabia o que fazer (Esdras 6:23; Neemias 7:65) . SIMBOLISMO Estas duas pedras são símbolos do Espírito Santo, que nos dão a conhecer a vontade de Deus. Elas falam do juízo, do julgamento, da vontade, da mente de Deus. Podemos observar com isto que o Sacerdote não só levava o juízo da congregação perante o Senhor, como comunicava também o juízo do Senhor à congregação.

PowerPoint Presentation:

Nas ombreiras estavam engastadas as duas pedras de onix que traziam gravados os nomes das doze tribos de Israel , seis nomes de cada lado SIMBOLISMO Os nomes gravados nas pedras, mostravam que não podiam ser apagados. Jesus disse: “ E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão ” (João 10:28).

PowerPoint Presentation:

TRIBO ZEBULOM Pedra: Esmeralda Cor: Verde Homens: 57.400 Príncipe: Eliabe , filho de Helon Números 1:30-31

PowerPoint Presentation:

TRIBO ISSACAR Pedra: Topázio Cor: Amarela Homens: 54.400 Príncipe: Netanel , filho de Zuar Números 1:28-29

PowerPoint Presentation:

TRIBO JUDÁ Pedra: Sardius ou Cornalina Cor: Vermelha Homens: 74.600 Príncipe: Nason , filho de Aminadabe Números 1:26-27

PowerPoint Presentation:

TRIBO GADE Pedra: Diamante de Ónix Cor: Branca Homens: 45.650 Príncipe: Eliasafe , filho de Deuel Números 1:24-25

PowerPoint Presentation:

TRIBO SIMEÃO Pedra: Safira Cor: Azul Homens: 59.300 Príncipe: Selumiel , filho de Zurisadai Números 1:22-23

PowerPoint Presentation:

TRIBO RÚBEN Pedra: Turquesa ou Granada Cor: Vermelho Fogo Homens: 46.500 Príncipe: Elisur , filho de Sedeur Números 1:20-21

PowerPoint Presentation:

TRIBO BENJAMIM Pedra: Ametista Cor: Violeta Homens: 35.400 Príncipe: Abidã , filho de Gideõni Números 1:36-37

PowerPoint Presentation:

TRIBO MANASSÉS Pedra: Ágata Cor: Multi-cores Homens: 32.200 Príncipe: Gamaliel , filho de Pedazur Números 1:34-35

PowerPoint Presentation:

TRIBO EFRAIM Pedra: Jacinto Cor: Amarela Homens: 40.500 Príncipe: Elisama , filho de Amiúde Números 1:32-33

PowerPoint Presentation:

TRIBO NAFTALI Pedra: Jaspe Cor: Vinho Homens: 53.400 Príncipe: Airá , filho de Enã Números 1:42-43

PowerPoint Presentation:

TRIBO ASER Pedra: Berilo Cor: Verde Oceano Homens: 41.500 Príncipe: Pagiel , filho de Ocrã Números 1:40-41

PowerPoint Presentation:

TRIBO CRISÓLITA Pedra: Berilo Cor: Dourada Homens: 62.700 Príncipe: Aizer , filho de Amisadai Números 1:38-39

O Cinto era colocado sobre a cintura do Sumo Sacerdote. Era feito de linho azul, púrpura e escarlata, entrelaçado com fios de ouro (Êxodo 28:40).:

O Cinto era colocado sobre a cintura do Sumo Sacerdote. Era feito de linho azul, púrpura e escarlata, entrelaçado com fios de ouro (Êxodo 28:40) . SIMBOLISMO O Cinto é o símbolo de serviço constante do povo de Deus. Representa a verdade (Efésios 6:14) . Assim, devemos revestir nosso entendimento com a verdade e esperar na graça e na revelação de Jesus Cristo (I Pedro 1:13) . Com a verdade em nossa vida devemos também ser vigilantes, para não cairmos nas ciladas do Diabo (Efésios 6:11) , e também estarmos prontos para as ordens de Deus.

A Mitra era um turbante ou tiara, de linho fino, apropriado para cobrir a cabeça. Na frente da Mitra, na testa, presa por uma tira azul, havia uma lâmina dourada gravada com as palavras “santidade ao Senhor”. (Êxodo 28:4, 36-38; 39:28; Levítico 16:4).:

A Mitra era um turbante ou tiara, de linho fino, apropriado para cobrir a cabeça. Na frente da Mitra, na testa, presa por uma tira azul, havia uma lâmina dourada gravada com as palavras “ santidade ao Senhor ”. (Êxodo 28:4, 36-38; 39:28; Levítico 16:4). SIMBOLISMO O linho fino representa a pureza e a justiça, e nos ensina que o nosso Sumo Sacerdote, Jesus Cristo, está ministrando diante de Deus em pureza e santidade. Hoje temos o capacete da salvação (Efésios 6:17) que é a nossa santidade, pois sem ela ninguém verá o Senhor (Hebreus 12:14) .

PRÓXIMO ESTUDO O SACERDOTE E SUAS FUNÇÕES NÃO FALTE!:

PRÓXIMO ESTUDO O SACERDOTE E SUAS FUNÇÕES NÃO FALTE!

authorStream Live Help