Estudo - Baptismo Biblico

Views:
 
     
 

Presentation Description

O tema Baptismo tem sido, para os Baptistas, matéria que compõe nossa identidade histórica. Não pode ser esquecido. Não pode perder sua importância. Não pode ser desvalorizado. Não pode desaparecer na poeira do tempo. Tem significados especiais e espirituais.

Comments

Presentation Transcript

PowerPoint Presentation:

BAPTISMO BÍBLICO BAPTISMO BÍBLICO

Pelo Pastor Sérgio Felizardo:

Pelo Pastor Sérgio Felizardo

PowerPoint Presentation:

O tema Baptismo tem sido, para os Baptistas , matéria que compõe nossa identidade histórica. Não pode ser esquecido. Não pode perder sua importância. Não pode ser desvalorizado. Não pode desaparecer na poeira do tempo. Tem significados especiais e espirituais. O Baptismo sendo um acto de obediência, é testemunho público de fé abraçada, é reconhecimento e aceitação de um corpo de doutrinas e de princípios, é um acto que define a entrada consciente na igreja local.

PowerPoint Presentation:

As Sagradas Escrituras apresentam-nos sobre esta Ordenança de Jesus quatro pontos fundamentais: A FORMA DE BAPTISMO O SIMBOLISMO O CANDIDATO O ADMINISTRADOR DO BAPTISMO 4

PowerPoint Presentation:

A FORMA DO BAPTISMO

PowerPoint Presentation:

O Baptismo foi ordenado por Jesus. Dentre as muitas ordens de Jesus, destaca-se Mateus 20:19 : “ Ide e fazei discípulos de todas as nações BAPTIZANDO-OS em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo … ” O Baptismo é um acto de amorosa obediência à Palavra de Deus tanto daquele que se baptiza como da parte da Igreja que o administra através dos seus oficiais (João 14:15; I João 2:3).

PowerPoint Presentation:

A palavra Baptismo , em grego, língua original do Novo Testamento, significa “ imersão ”, “ mergulho ”. O Baptismo é, pois, um acto de imersão , segundo o qual todo o corpo é submerso na água, e logo depois levantado.

PowerPoint Presentation:

O Baptismo Bíblico foi praticado por todas as igrejas cristãs até 1210 d.C., sendo depois deturpada a sua forma e simbolismo, como os baptismos por: AFUSÃO ou EFUSÃO Começou a ser praticado no ano 250, quando Novaciano, que se encontrava no leito, gravemente doente, desejou ser baptizado antes de morrer. Caído em desuso pela Igreja Católica Romana, constava de derramamento de água sobre alguém, que se encontrava gravemente enfermo, prestes a morrer. Presentemente, raramente é utilizado.

PowerPoint Presentation:

ASPERSÃO Este baptismo consta do derramamento de água sobre a cabeça de alguém, adulto, criança ou recém-nascido. Esta ideia errada, herética, afirma que o baptismo salva. E quem não é baptizado é um pagão. Começou a ser usado pela parte mais corrupta da Igreja Cristã em África, a partir do Século III, sendo oficializado no Concílio de Ravena, em 1.210. A partir desta data a Igreja Católica colocou de lado o baptismo bíblico e incutiu no povo a ideia de que este baptismo conferia graça salvadora.

PowerPoint Presentation:

Ambas as formas estão erradas, não são bíblicas, porque: São invenção dos homens e não ordenanças de Jesus, pois são utilizadas para pessoas incrédulas e, na maioria, bebés inconscientes. O baptismo é para os crentes: “ Quem crer que seja baptizado ” (Marcos 16:15-16; Actos 16:30-31). Nenhuma delas é, de modo algum, símbolo da morte, sepultamento e ressurreição de Jesus Cristo.

PowerPoint Presentation:

A BÍBLIA SÓ FALA EM IMERSÃO EM ÁGUA - Romanos 6:4 e Colossenses 2:12 fazem claramente alusão a um sepultamento com Cristo. Esta imagem só pode ser transmitida pela forma de imersão . - João Baptista baptizava no Jordão. Por que não baptizava em casa? (Mateus 3:6; Marcos 1:5). João baptizava em Enom , junto a Salim . O “ porque havia ali muitas águas ” nos mostra que, se o baptismo fosse por aspersão, porque haveria necessidade de “ muitas águas ”? (João 3:23).

PowerPoint Presentation:

- Em Mateus 3:13-16 descreve-se o Baptismo de Jesus. Declara-se no referido texto: que João Baptista baptizava no Jordão; que Jesus foi ao Jordão ter com João; que Jesus entrou na água; que João o baptizou , isto é, “imergiu” nas águas do Jordão; que Jesus saiu logo das águas. - No baptismo do Eunuco, o alto funcionário da rainha de Candace , na Etiópia, lemos que “ desceram ambos à água ”, tanto Filipe como o Eunuco ( Actos 8:38). Logo a seguir, lemos: “ E quando saíram da água ” ( Actos 8:39). Isto implica eles terem antes entrado.

PowerPoint Presentation:

- Os Samaritanos deram o exemplo ( Actos 8:5, 12). “E, descendo Filipe à cidade de Samaria lhes pregava a Cristo… Mas como cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus, e do nome de Jesus Cristo, se baptizavam , tanto homens como mulheres”. - Saulo (Paulo) deu o exemplo ( Actos 9:17-18): “E Ananias entrou na casa, e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo. E logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista; e, levantando-se, foi baptizado ”.

PowerPoint Presentation:

Assim, o Baptismo Bíblico, por imersão, requer: Muita água (João 3:23) Descer à água ( Actos 8:38) Mergulhar na água (Romanos 6:4) Levantar da água (Rom. 6:24; Col. 2:12) Sair da água (Marcos 1:9-10)

PowerPoint Presentation:

O SIMBOLISMO DO BAPTISMO

PowerPoint Presentation:

Perdão . “ E disse-lhes Pedro: Arrependei- -vos, e cada um de vós seja baptizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo” ( Actos 2:38). O BAPTISMO SIMBOLIZA - Regeneração . “E agora por que te deténs? Levanta-te, e baptiza-te , e lava os teus pecados, invocando o nome do Senhor” ( Actos 22:16).

PowerPoint Presentation:

- Novo nascimento . “Jesus respondeu: Na verdade, na verdade, te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus (João 3:5). O BAPTISMO SIMBOLIZA - Sepultamento e ressurreição . “De sorte que fomos sepultados com ele pelo baptismo na morte; para que, como Cristo ressuscitou dos mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida” (Romanos 6:5).

PowerPoint Presentation:

Um desvio qualquer do ensino bíblico, leva a choques com a doutrina do Evangelho neo-testamentário , e a desvirtuamento e distorções que ferem e atingem crenças mais fundamentais. A questão levantada por algumas confissões religiosas é que a salvação não depende do baptismo e, por isso, ele não é importante, muito menos a forma de o administrar. Quem assim afirma esquece que é importante obedecer. Relacionado com o valor e a importância do Baptismo , desejamos fazer alguns esclarecimentos:

PowerPoint Presentation:

O BAPTISMO NÃO SALVA Devemos entender com clareza o que Baptismo não faz: o BAPTISMO NÃO SALVA . A Igreja Católica Romana afirma que o Baptismo salva. A Bíblia desconhece semelhante absurdo. Vejamos:

PowerPoint Presentation:

Se o Baptismo salva … - por que Jesus se baptizou ? - como se explica que o ladrão que foi crucificado ao lado de Jesus foi para o paraíso sem o baptismo ? - como se explica que a mulher pecadora de Lucas 7 se salvou e foi em paz para a sua casa sem baptismo ? - como se explica o que Jesus disse a Zaqueu (Lucas 19): “Hoje entrou a salvação nesta casa” e nada se diz de baptismo ? Não há uma só referência nas Escrituras que o Baptismo salve. Estas mostram que quem salva é Cristo e somente Cristo.

PowerPoint Presentation:

O BAPTISMO NÃO AJUDA A SALVAR Foi instituído para o salvo, para aquele que tem Cristo no coração. Deve ser praticado como obediência a Jesus que ordenou o Baptismo . Razão por que chamamos o Baptismo “ORDENANÇA” e não “Sacramento ”. Ordenança que foi ordenada por Jesus. E se por Ele ordenado, devemos obedecer com fidelidade e lealdade.

PowerPoint Presentation:

SE O BAPTISMO NÃO SALVA, ENTÃO PARA QUE SERVE SER BAPTIZADO? Porque é exigido ao crente. Porque é o primeiro acto público de obediência da fé, ou seja, a confissão pública de Jesus como nosso Senhor e Salvador pessoal . Porque é da vontade da Trindade, pois ele é feito em nome da mesma: Pai, Filho e Espírito Santo . Porque o Baptismo é condição sem a qual o crente não pode ingressar numa igreja de Jesus Cristo.

PowerPoint Presentation:

QUAL É, ENTÃO, O SIMBOLISMO DO BAPTISMO? Escrevendo aos Romanos (Cap. 6) Paulo traçou a profunda significação do Baptismo

PowerPoint Presentation:

NOVO NASCIMENTO OU REGENERAÇÃO O Baptismo simboliza a renovação que o Espírito Santo operou em nós. Ele simboliza e prega ao mundo que vamos andar em novidade de vida, testificando de Jesus. A “ imersão ” (mergulhar na água) representa a morte para o pecado e a necessidade da regeneração (João 3:3 ). A “ emersão ” (saída) da água, simboliza o levantamento para uma nova vida consagrada ao Senhor Jesus (João 3:5; Romanos 6:5).

PowerPoint Presentation:

MORTE E SEPULTAMENTO O crente morreu para a sua velha vida. Seu passado foi sepultado, como diz Paulo: “Fomos sepultados com Cristo na morte pelo baptismo ” (Romanos 6:4). O Baptismo significa o fim de uma vida sem Deus, sem Cristo e sem esperança. É uma declaração de que o crente morreu em Cristo para o mundo (Romanos 6:19, 22 ). É , também, uma confissão do estado pecaminoso. A morte representa o pecado (Romanos 6:23).

PowerPoint Presentation:

RESSURREIÇÃO O Baptismo significa a ressurreição com Cristo. E isso se patenteia quando somos levantados das águas : Depois de ter mergulhado nas águas, o crente é levantado com Cristo para uma nova vida sob o controle do Espírito ( Colossenses 2:12). O candidato não fica debaixo das águas, mas surge de novo delas, porque a morte não é o fim (Romanos 6:5 ). É o início de uma caminhada “em novidade de vida”, como diz Paulo (Romanos 6:4).

PowerPoint Presentation:

PURIFICAÇÃO O Baptismo não é o meio de purificação em si, mas um sinal desta. A purificação expressa pelo Baptismo é moral, sendo uma obra do Espírito Santo no coração do crente. O Baptismo do crente em água é importante. O Baptismo , como um acto público, toma a experiência interior da purificação e lhe dá expressão concreta. Do mesmo modo que as águas do Baptismo cobrem o corpo todo, assim, por simbolismo, somos purificados de todo o pecado, na fonte do precioso sangue de Jesus Cristo ( Actos 2:38; 22:16).

PowerPoint Presentation:

UNIÃO O Baptismo é, finalmente, um acto de iniciação. A união com Cristo significa união com o seu povo (I Coríntios 12:13). O Baptismo é a porta de entrada da Igreja. Assim , o Baptismo ensina : Que é só para crentes . É simplesmente uma confissão voluntária de fé e de regeneração que já existem no coração . É um dever exigido a todos os crentes . Precede ao da participação na Igreja como membro.

PowerPoint Presentation:

O CANDIDATO AO BAPTISMO

PowerPoint Presentation:

Nas Igrejas Baptistas , a Profissão de Fé de um candidato a Baptismo não se limita à fé em Cristo, mas inclui doutrinas e práticas que consideramos essenciais, e a cuja aceitação condicionamos a administração do Baptismo ao candidato professante. A Igreja local, democrática e fiel aos princípios do Novo Testamento, deve ouvir o candidato sobre matéria de fé. É lindo, inspirativo e edificante ouvir o testemunho de conversão, de quem o levou a Cristo e o testemunho que dele dão os irmãos em geral.

PowerPoint Presentation:

QUEM PODE SER BAPTIZADO? Quais as qualificações necessárias para uma pessoa ser biblicamente baptizada ? A Bíblia responde : Apenas o que aceita Jesus em sua vida como Senhor e Salvador (Marcos 16:15-16; Actos 2:41; 8:12-13; 10:47 ). Apenas o regenerado do coração (Gálatas 3:27; Efésios 4:5; I Pedro 3:21 ). Apenas aquele que tem fé. A Escritura não narra de alguém que tenha sido baptizado sem fé ( Actos 8:36-37; 18:8; 19:1-5).

PowerPoint Presentation:

BIBLICAMENTE, UMA CRIANÇA PODE SER BAPTIZADA? Não ! Para que o possa ser, tornam-se necessárias as seguintes qualificações : Só após seu conhecimento (Mateus 28:19-20 ). Só quando tem fé (Marcos 16:16 ). Só quando há arrependimento (Mateus 3:11 ). Só quando há regeneração (João 3:5 ). Só quando há uma boa consciência (I Pedro 3:21 ). Só quando há revestimento de Cristo (Gálatas 3:27).

PowerPoint Presentation:

QUANDO A HORA DO BAPTISMO? A Bíblia diz : Biblicamente será após conhecer Jesus Cristo . Depois do arrependimento e confissão de pecados. QUE SIGNIFICA, AFINAL, O BAPTISMO? É um acto de obediência por parte de quem é baptizado . É um testemunho a favor de Jesus . É um sinal do que se passou no coração . É uma pregação.

PowerPoint Presentation:

O ADMINISTRADOR DO BAPTISMO

PowerPoint Presentation:

QUEM DEVE ADMINISTRAR O BAPTISMO? Cristo confiou esta Ordenança à sua Igreja, de que é fundador. Assim, apenas à Igreja local, a quem foi conferida pelo Senhor (I Timóteo 3:15 ). A Igreja é o Corpo de Cristo, composta de pessoas convertidas e baptizadas conforme o Novo Testamento e congregadas pela “ unidade do Espírito ” (Efésios 4:3).