as algas Parte II

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

Morfologia e ultra-estrutura de algas:

Morfologia e ultra-estrutura de algas

Características das algas:

Características das algas Fotoautotróficas. Muitas algas são móveis ou possuem um estágio móvel durante o seu ciclo de vida. São geralmente classificadas conforme as seguintes características: Natureza e propriedade de pigmentos. Natureza dos produtos de reserva e armazenamento. Tipo, número, inserção e morfologia de flagelos. Composição química e características físicas da parede celular. Morfologia e características das células e talos.

PowerPoint Presentation:

As algas microscópicas e unicelulares – Euglenophyta, Chrysophyta e Pyrrophyta – são objeto de estudo da Microbiologia, assim como as formas unicelulares das Chlorophyta. As algas marrons (Phaeophyta) e as vermelhas (Rhodophyta) são estudadas na Botânica. As algas possuem clorofila a como seu pigmento fotossintético primário, assim como pigmentos carotenóides acessórios. Membros de Euglenophyta e Pyrrophyta não possuem parede celular. Outras algas possuem parede celular composta por sílica, celulose, outros polissacarídeos ou ácidos orgânicos.

Euglenofitas:

Euglenofitas Autótrofos por fotossíntese. Presença de cloroplastos. Maioria de água doce. Componente importante do fitoplâncton. Vacúolo pulsátil para controle osmótico. Estigma para percepção de luz. Paramilo como reserva. Locomoção por um flagelo. Reprodução assexuada por cissiparidade.

Pirrofitas:

Pirrofitas Dinoflagelados. Autótrofos por fotossíntese. Maioria marinhas. Locomoção por dois flagelos. Presença de bioluminescência . Reserva: amido e óleos. Reprodução assexuada por cissiparidade. Responsáveis pela maré vermelha . Algas unicelulares coletivamente denominadas plâncton, ou organismos de livre flutuação. Alguns produzem neurotoxinas .

PowerPoint Presentation:

Exemplos de Dinoflagelados

Crisofitas ou Bacilarofitas:

Crisofitas ou Bacilarofitas Algas douradas. Autótrofos por fotossíntese. Marinhas. Sem cílios ou flagelos. Parede celular impregnada de sílica formando uma “carapaça” ( frústula ). Gotas de óleo como reserva. Reprodução assexuada por cissiparidade ou sexuada por conjugação. Diatomitos : depósitos de frústulas usados na fabricação de cosméticos, filtros, cerâmicas, pastas de dente.

Clorofíceas:

Clorofíceas Algas unicelulares e multicelulares Autótrofos; clorofilas a e c Amido como reserva de alimento Com etapas biflageladas; flagelos do mesmo tamanho Volvox, Chlamydomonas, Gonium

PowerPoint Presentation:

Exemplos de Clorofíceas

Cianofíceas ou Cianobactérias:

Cianofíceas ou Cianobactérias Conhecidas vulgarmente como algas verde-azuladas. Como as bactérias, são organismos procariotos, cujas células não apresentam sistemas de membranas internas nas organelas citoplasmáticas. Amplamente distribuídas no solo, água doce e em ambientes marinhos. Podem viver em associação (fixadoras de nitrogênio) Grande variedade de formas e arranjos, de cocos unicelulares a bacilos e mesmo filamentos longos e multicelulares.

PowerPoint Presentation:

Anabaena Lyngbya Nostoc Oscillatoria Exemplos de cianofíceas