EDUCAÇÃO

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

Slide 1: 

A Educação formal No município de são gonçalo

Slide 2: 

A educação formal no Brasil iniciou-se com as escolas jesuítas e, eram voltadas apenas para os meninos. As meninas recebiam um ensino das letras, de forma básica, suficiente para lerem e escreverem, a ênfase em sua educação, era dada as “prendas domésticas” e, as aulas eram particulares, ministradas na própria residência das meninas e, somente àquelas de famílias abastadas recebiam estes ensinamentos. As famílias de posse enviavam seus filhos (os meninos) para estudar na Europa.            O Sistema Educacional Brasileiro é composto por instituições públicas (federais, estaduais e municipais) e privadas, que atendem desde o nível pré-escolar, 1º e 2º graus, inclusive, nível superior e pós-graduação.            A Constituição Brasileira de 1988 destina um percentual de 25% da arrecadação de impostos estaduais e locais para a educação. A obrigatoriedade dada compreende-se, entre os sete e 14 anos.  O Ministério da Educação têm o controle final sobre toda educação superior. O CNE – Conselho Nacional de Educação é o órgão principal de normatização. O Governo Federal mantém, pelo menos, uma universidade em cada unidade da federação. Face a grande demanda e a falta de espaço físico (vagas), o ingresso nos níveis superiores, faz-se através de exames vestibulares.

Slide 3: 

No Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo era o que apresentava o menor índice de analfabetismo. Seus estabelecimentos equiparavam-se aos Colégios Anglo-Americano/RJ e o Mackenzie College/SP, tal o nível de qualidade do ensino aqui ministrado.            Em 1832, utilizando-se do Método Lancaster de ensino, surgiu a primeira escola em São Gonçalo, que pertenceu a Manuel Jorge Faria.            O Aldridge College destacou-se por usar um método educacional em consonância com padrões europeus da época.            O referido colégio estava instalado em uma área de 15.000 m2, na Chácara Paraíso e, era dirigido pelo Dr. Rego Barros. Oferecia sistema de internato e semi-internato. Português, inglês, francês, latim, grego, literatura portuguesa e inglesa, aritmética, álgebra, geometria, trigonometria, lógica, história, geografia, história natural, mecânica e desenho, eram matérias que constavam da grade curricular.            Em 1913, houve uma renovação dos métodos educacionais no Aldridge College, quando o método objetivo e intuitivo, o estudo silencioso e o aprimoramento físico foram introduzidos e, os castigos corporais foram abolidos.            Em 1916 o Aldridge College encerrou suas atividades. Hoje em suas instalações funciona o 3º BI (Batalhão de Infantaria).

Slide 4: 

Entre as fazendas Boa Vista e Brasilândia, na década de 30, foi instalada a Escola Típica Rural Visconde de Sepetiba.            Após o fechamento do Aldridge College outros colégios surgiram no decorrer dos anos. Dois deles se destacaram pelo elevado nível de ensino. Um foi o Colégio São Gonçalo, que por décadas foi o orgulho do Município que lhe empresta o nome e o Colégio Santa Terezinha, outrora identificado pelo nome de Externato Santa Terezinha do Menino Jesus. Foi fundado em 1930 pela profª. Aída Vieira de Souza.            O Colégio São Gonçalo foi fundado em 10 de novembro de 1943, foi dirigido pela profª. Maria Estephânia Mello de Carvalho e seu esposo Zeno Bellido de Carvalho. Grandes nomes da história de São Gonçalo aprenderam as primeiras letras em seus bancos.  107.786 habitantes possuía São Gonçalo, em 1950 e destes 68% eram alfabetizados. Havia 96 estabelecimentos de ensino e destes 59 eram estaduais.            Destacam-se os G.E. Nilo Peçanha e G.E. Dr. Adino Xavier, na rede pública.  Na atualidade o destaque é para o Instituto Clélia Nanci, da rede estadual, onde é ministrado o Curso Pedagógico.            Na Rede Municipal, destacam-se os colégios Hernani Farias (em Neves) e Castelo branco (na entrada do Boassú)  Hoje, a educação no município esta assim, distribuída:

Slide 5: 

Hoje, a educação no município esta assim, distribuída:

authorStream Live Help