O Padroeiro

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

Slide 1: 

O Santo Padroeiro De nossa Cidade São Gonçalo do Amarante

Slide 2: 

A margem direita do rio Vizela, encontra-se a freguesia do Divino Salvador de Tagilde, onde nasceu e foi batizado o Bem-Aventurado São Gonçalo do Amarantes, em 1187. Tagilde estava situada no coração do Minho, é uma povoação muito antiga.        Sabe-se  que era filho  de família nobre,  abastada. Não se sabe os nomes completos de seus pais. Apenas que seu pai chamava-se Gonçalo Pereira.      Conta-se que ao ser batizado, no momento em que recebia o sacramento " fixou os olhos numa imagem de Jesus crucificado, levantou os braçinhos e fez um gesto como que querendo abraçá-lo, o que causou admiração de todos. Recebeu seus primeiros estudos no mosteiro Beneditino, em Tagilde. Após a conclusão do 1º ciclo de estudos foi admitido no Paço do Braga, sob a direção de monges beneditinos.          O jovem Gonçalo nesta época começou a cultivar em seu coração juvenil o desejo de uma vida mais perfeita, aspiração de completo sacrifício e imolação à Deus.  Conclui seus estudos com brilhantismo e, é ordenado sarcedote por D. Estêvão Soares.      Pouco depois foi nomeado Pároco da Abadia de São Paio de Riba-Vizela, por Dom Estêvão Gonçalves Godinho.  Como pároco teve uma vida intensa no Ministério Paroquial. Não havia dia ou noite, sol ou chuva que o impedisse de conquistar almas para Jesus Cristo e de socorrer à todos em suas carências.

Slide 3: 

Depois de alguns anos como Pároco, resolveu visitar Santiago de Compostela, o túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo e a Terra Santa.      Deixou então sua paróquia aos cuidados de seu sobrinho, também sacerdote.      Tomou o bastão de peregrino e fez a viagem a pé. Chegou primeiro a Roma, dali seguiu para Jerusalém, alí viveu por 14 anos. Após este período, resolveu voltar a Portugal.       Em sua ausência, seu sobrinho apresentou ao Arcebispo Dom Estêvão Godinho falsas cartas, para provar a morte de São Gonçalo e apoderar-se de seus bens e ser nomeado Pároco de São Paio.          São Gonçalo resignou-se com a situação de ingratidão de seu sobrinho e abdicou de seus direitos legítimos.  Saiu a vagar, sem rumo, em busca de paz para sua alma destroçada pelo desgosto da ingratidão.      A margem direita do rio Tâmega, após ter percorrido várias cidades e aldeias, parou em um sítio que lhe pareceu apropriado para a vida contemplativa. Encontrou ele, naquela localidade uma ermida em ruínas, ao lado uma dependência abandonada. Corria o ano de 1250. Resolveu que ali seria sua nova residência. Com o tempo e seu zelo, reedificou-a e dedicou-a a Nossa Senhora de Assunção. O local passou a ser um centro de piedade e intensa ação pastoral.      Vendo São Gonçalo a dificuldade que o povo tinha em atravessar o rio Tâmega, resolveu edificou uma ponte. Esta obra foi considerada, em sua época, algo impossível mas, São Gonçalo conseguiu construí-la. São Gonçalo foi o arquiteto desta obra, na qual empregou o melhor de seus esforços. Por este feito, foi eleito o padroeiro dos Engenheiros.      Sua morte deu-se em 10 de janeiro de 1259. Dom Rodrigo Pinheiro, Bispo do Porto, por comissão do Papa Pio IV e do Rei Dom Sebastião além, do arcebispo de Braga, em 16 de setembro de 1561 foi dada a sentença de beatificação de São Gonçalo pelo Núncio Apostólico D. João Campigos, Bispo de Bolonha e pelo cardeal D. Henrique.

Slide 4: 

CURIOSIDADES OU FOLCLORE SOBRE SÃO GONÇALO ?      Talvez por ter sido um excelente tocador de guitarra e possuir uma voz melodiosa,  tenha surgido no nordeste brasileiro a imagem folclórica de São Gonçalo tocador de viola, que deu origem a "Dança de São Gonçalo"      A tradição conta que São Gonçalo serviu-se desses dotes para reunir e  deliciar as pessoas e em seguida aproveitar para evangelizá-las. No folclore português São Gonçalo é apresentado como Santo"casamenteiro das velhas". Dizem que para as mulheres com mais de 30, em questões matrimoniais, ele é o santo indicado. A origem deste folclore deve-se ao fato de São Gonçalo ter legitimado muitos casais que mantinham uma relação ilícita aos olhos de Deus.      É tido como santo protetor das mulheres e dos casais apaixonados; que protege sempre os que amam, além de ajudar a encontrar a pessoa certa para amar e ser feliz por toda a vida. Toda sua vida foi dedicada a fazer o bem, transmitir o amor de Deus e a paz espiritual aos homens. São Gonçalo é festejado em 10 de janeiro, data de sua morte em 1259.

authorStream Live Help