VIAGEM À NORUEGA

NORUEGA

OSLO – Capital da Noruega

OSLO

OSLO- Parque Frogner Dentro deste parque existe uma exposição permanente de cerca de 200 estátuas e outras obras de arte do escultor norueguês Gustav Vigeland

Parque Frogner

Apresentação do PowerPoint:

Parque Frogner - Escultura de Vigeland . Este escultor dedicou a maior parte da sua obra ao culto Homem/Mulher, inspirando-se muitas vezes na mitologia grega e na Bíblia

A entrada do Parque é ladeada por grande quantidade de esculturas, todas subordinadas aos temas “Homem/Mulher”, “Fertilidade”, “Natureza”

Esculturas de Vigeland

A Roda da Vida – composta por figuras enlaçadas, num círculo eterno

Esculturas de Vigeland - “ Monolito ”- consiste em 121 figuras de corpos: na base, de adultos, no topo, de crianças. O ciclo da vida sempre presente

MONOLITO

Apresentação do PowerPoint:

Acesso ao Monolito À esquerda: - Mother and kids (em cima) - Babies (em baixo) Ao centro: - Body square

“A Fonte” : a água – símbolo universal de fertilidade. À volta da fonte encontram-se esculturas como as da direita , simbolizando a relação do Homem com a Natureza.

HEDDAL Igreja de madeira do sec.XIII

Interior da Igreja com retábulos Renascentistas HEDDAL

HAUKELIGREND- casas cobertas com vegetação para isolamento do frio

HAUKELIGREND – Paragem obrigatória para turistas Este cenário é pouco vulgar na Noruega. Os noruegueses têm enorme respeito pela Natureza e sua preservação. Não fomentam o turismo – ACEITAM-NO – porque acham que os turistas, dum modo geral, não respeitam o ambiente.

RODAL – em primeiro plano - cemitério

RODAL Igreja no cemitério

RODAL Latefoss Waterfall

Travessia de ferry-boat para HJELMELAND

No Ferry boat

Fiord perto de SAND

Entre SAND e NESVIK Casa com “ aquecimento”no telhado

Visita ao PREIKESTOLEN Visita a uma curiosidade natural única, considerada como o observatório mais famoso de toda a Escandinávia. A enorme coluna rochosa PREIKESTOLEN cai vertiginosamente a pique, 600 metros, nas águas do Lysefiord . Não tem qualquer acesso por estrada, logo, só é possível realizar esta visita a pé. É necessário levar calçado adequado, pois a caminhada dura cerca de 4 horas, por caminho bastante irregular. Estas foram as indicações que nos forneceram antes da visita. “Esqueceram” dizer que: parte do trajecto é feito caminhando de lado, agarrados a correntes presas nas rochas; há uma descida, (quando se vai a subir) de cerca de 3 metros, de tal modo íngreme e escorregadia que temos que deslizar por ali abaixo agarrados a lianas; quase todo o percurso é feito sobre pedras soltas, como se pode ver na foto seguinte. Obs. O calçado adequado seria “botas de montanha”, mas todo nós usávamos simples ténis.

Aí vamos nós por esta “pista”…

Apresentação do PowerPoint:

A caminho de PREIKESTOLEN O único “mapa” que nos guia são essas marcas vermelhas nas rochas. É só segui-las…

A partir daqui a caminhada torna-se particularmente difícil

Alguns trechos são só de pedras

Apresentação do PowerPoint:

Um pouco mais perigoso – atravessar uma ponte suspensa

Aqui tem que se dar uma passada suficientemente larga para atravessar esta fenda que divide a rocha, até ao fundo, à água (a foto está tirada de cima para baixo).

Quase a chegar … ao “Púlpito”

FINALMENTE chegamos!

Aqui temos a sensação de que chegámos ao topo do mundo… É uma sensação ÚNICA! PREIKSTOLEN - Púlpito

PREIKESTOLEN A sorte da fotógrafa (eu) que conseguiu “apanhar” o pássaro (um corvo?) no momento em que ele pousou !

PREIKESTOLEN Púlpito

Depois de apreciar a maravilhosa paisagem que se desfruta lá de cima, de encher os pulmões daquele ar puríssimo, já na descida - a parte mais fácil do passeio…- inexplicavelmente fiz um entorse no pé direito que me impossibilitou de caminhar. Para se sair dali, sem poder andar pelo seu pé…só com asas. É impossível qualquer tipo de socorro por terra. Chamou-se um helicóptero que me transportou ao hospital - serviço completamente grátis !!! - onde recebi assistência médica, e donde regressei em cadeira de rodas, que ao fim de 2 ou 3 dias foi substituída por canadianas. Com elas fiz o resto da viagem e regressei a Lisboa.

Ao fundo, o helicóptero que me evacuou. Em primeiro plano o “maridão, “depois de me colocar no heli . Ninguém me pôde acompanhar, só havia espaço para mim, além dos paramédicos. A imagem não é muito boa, foi retirada do filme que um amigo fez de toda a viagem.

BERGEN (parque) A 2ª.cidade mais importante da Noruega

BERGEN – Vista geral (parcial )

BERGEN Casa do compositor Edward Grieg

Apresentação do PowerPoint:

A sorte de ter uma cadeira de rodas…

Fiord de Hardenger – de notar o reflexo da paisagem na água, um verdadeiro espelho.

Outra foto do Fiord de Hardenger , com “espelho”

A famosa CASCATA DE TVINDEFOSS

A famosa Cascata e a famosa “star”…já só de canadianas

Cruzeiro no “SONHO FIORD” – as gaivotas acompanham os barcos, à espera de comida

CRUZEIRO

Cascata “ VÉU NUPCIAL” Avistada do barco, durante o cruzeiro

Cascata “SETE IRMÃS”

Apresentação do PowerPoint:

Parque de Campismo CAMPING VIKING - uma das poucas vezes em que ficamos alojados em bungalow

Fiord junto ao CAMPING VIKING

Glaciar BRYKSDAL

Apresentação do PowerPoint:

BRYKSDAL visto pelo maridão… Eu, de canadianas, só pude ver de longe

Mais uma foto do GLACIAR

ANDALSNES

ANDALSNES – na companhia do Trol

A imagem seguinte não foi feita por mim (!!!), é reprodução de um cartão postal. Chama-se ESTRADA DOS TROLS porque: - Conta uma lenda norueguesa que esta floresta é habitada por trols , criaturas imaginárias que se divertem aparecendo subitamente para assustar os viajantes (como se fosse preciso…)

Para conduzir nesta estrada é preciso ser MUITO BOM motorista e ter nervos de aço ! A estrada desce pela encosta da montanha, com curvas apertadíssimas, e despenhadeiros de cortar a respiração ! Como eu estava “acidentada” não podia subir ao 1º.andar do autocarro - ia sentada logo atrás do motorista. Fui todo o caminho de dentes cerrados, e quando a viagem acabou, pareceu que a montanha saiu de cima das minhas costas ! Depois disto seguimos para Estocolmo, na Suécia, onde apanhamos o avião para Portugal.

Apresentação do PowerPoint:

Estrada dos Trols ( imprópria para cardíacos…)

Apanhamos o avião de regresso em Estocolmo, Suécia, fazendo escala, com mudança de avião, em Frankfurt, Alemanha. Pelo facto de vir de canadianas tive tratamento VIP nestes 2 aeroportos . O aeroporto de Frankfurt é duma extensão impressionante; quando se muda de avião percorre-se uma distância enorme, que eu fiz num carrinho eléctrico - do pessoal do aeroporto- (o marido aproveitou a boleia…) De Frankfurt para Lisboa viajámos em 1ª.classe, (para grande inveja dos meus amigos companheiros de viagem…) e encheram-nos de mimos! Até nos ofereceram champanhe ! E trouxeram ementa para escolhermos o almoço ! Claro que no aeroporto de Lisboa nem uma cadeira tive para me sentar !!! Aí caímos na realidade… do 3º.mundo !!!

Fundo musical – A canção de Solveig , de Edward Grieg MARIAZITA – Janeiro de 2012