SÃO TOMÉ

Views:
 
Category: Entertainment
     
 

Presentation Description

As minhas férias em 2016 - Terceira parte

Comments

Presentation Transcript

Slide1:

ILHA DE SÃO TOMÉ A população de São Tomé é naturalmente simpática e afável, como se pode comprovar por este encantador sorriso, captado localmente.

Slide2:

Para os dias que aqui vamos passar contratámos um guia que, no seu jipe, nos vai mostrar toda a Ilha de São Tomé . Chama-se Ney - mas não Matto Grosso – apressa-se a esclarecer, com um largo sorriso.

Slide3:

Rio Malanza, santuário ecológico de São Tomé

Slide4:

Vila Melance, vila piscatória

Slide5:

Passamos por várias roças; a maioria encontra-se desactivada, o que nos causa uma certa tristeza

Slide6:

Comentários? Só se for em voz muito baixa, para não perturbar… 

Slide7:

Aqui também há chalés para alugar a pessoas que queiram passar férias calmas, sem stress…

Slide8:

Há grande quantidade de tamarindos

Slide9:

Ney colhe tamarindo, que nos dá a provar. Eu já conhecia

Slide10:

Há inúmeros coqueiros carregados de cocos…

Slide11:

Muitas flores, lindas, de que desconheço os nomes…

Slide12:

Rosa de porcelana vermelha, mais rara do que a cor de rosa

Slide13:

Uma garça que, se não é real, reina pelo menos nestas paragens

Slide14:

Pequena amostra da variedade de animais marinhos desta zona.

Slide15:

A Praia Jalé é santuário de tartarugas e encontra-se sob protecção no âmbito do “Programa de Protecção das Tartarugas Marinhas”. Nos meses de Abril a Setembro os guardas da praia patrulham durante a noite para marcar as tartarugas e supervisionar a desova, para a qual existem locais próprios, devidamente resguardados.

Slide16:

Na Praia Jalé encontrámos uma tartaruga ferida

Slide17:

Na Praia Jalé existem quatro ou cinco chalés para alugar

Slide18:

Caminham dezenas de quilómetros com sacos de cocos à cabeça, até o posto de recolha, onde os vendem por meia dúzia de patacos. O guia aconselha a fazer a foto o mais discretamente possível…Por isso a foto é feita de dentro do carro e a certa distância. Algumas destas pessoas não gostam de ser fotografadas…

Slide19:

Aqui vendem os cocos, por uma ninharia...

Slide20:

Praia Piscina

Slide21:

Sucedem-se paisagens duma beleza indescritível

Slide22:

Aproxima-se a hora do almoço ...

Slide23:

No restaurante da Roça São João dos Angolares vai-nos ser servido um lauto banquete...

Slide24:

Os aperitivos são preparados pelo dono da roça, o famoso cozinheiro João Carlos Silva, um homem de Cultura em todas as vertentes, que recebe pessoalmente os comensais com a maior simpatia.

Slide25:

Os exóticos aperitivos, que vão da Omelete micocó à Banana frita aromatizada, recheada com queijo e chouriço embrulhada em erva príncipe regada com molho de azeitona e baunilha, Banana bêbada com raspas de chocolate Coco seco, assado, com canela; Doce de papaia verde e maracujá com queijo… um sem fim de sabores exóticos de que não recordo todos…  

Slide26:

Dos pratos principais escolhi este , Calulu com carne e arroz branco. O Calulu é feito com diversos vegetais e temperado com ervas. Tem um sabor bastante intenso, talvez devido às ervas aromáticas… Seguiram-se duas deliciosas sobremesas

Slide27:

Todos os comensais têm direito a foto com o chefe João Carlos Silva. A nossa inclui o nosso guia, Ney, que se destaca pela altura e pelos lindos olhos verdes… além da simpatia natural.

Slide28:

Aprendendo os nomes dos frutos locais... Não sei qual a altura do Ney, mas o meu filho mede 1,85 mt… e o Ney é um bocadito mais alto… 

Slide29:

Da varanda do restaurante vislumbra-se, ao fundo, a vila de São João dos Angolares

Slide30:

Continuando viagem passamos pela Boca do Inferno

Slide31:

Praia Pesqueira

Slide32:

Uma paragem para respirar fundo, apreciando a pureza deste ar, aproveitando para fotografar as framboesas que crescem na encosta

Slide33:

Jaqueira com jacas

Slide34:

Cascata de São Nicolau . Nesta altura do ano o caudal de água é fraco... tem chovido pouco... Apesar disso a Cascata é impressionante. Mesmo com este fraco caudal há como que um vapor d'água a pairar no ar. Não sei qual é a sua altura mas deve equivaler a um prédio de 3, 4 andares..

Slide35:

Vamos agora visitar a Roça Rio do Ouro, actualmente denominada Roça Agostinho Neto

Slide36:

Roça Rio do Ouro O grão de café à medida que vai secando larga a casca exterior, ficando apenas o miolo - o grão. O gato toma conta para que os ratos não venham roer o café…

Slide37:

Desde crianças habituam-se a carregar os filhos às costas...

Slide38:

Prepara-se o peixe para o jantar. Simpática e afável a mulher diz-nos - pode tirar foto, vem, pode tirar foto… Os cães aguardam as sobras…

Slide39:

Estamos agora na Roça Monte Café. Para além de hospitais, escolas e capelas, as grandes roças possuíam depósitos de água e combustível, cozinhas e lavadouros comunitários e até , praças de touros e pombais

Slide40:

Escola Primária. Agora está fechada porque estamos em tempo de férias. Durante o período escolar funciona com um professor.

Slide41:

Este carril, construído em 1914, servia para o transporte do cacau para as diversas estufas, de acordo com o seu grau de secagem. Actualmente está em desuso, é conservado para mostrar aos turistas como funcionavam as roças naqueles tempos passados…

Slide42:

Vamos almoçar a Neves, uma cidade pequena mas bastante movimentada. Saímos da estrada principal e entramos numa rua estreita com casas de madeira de um lado e do outro. Do lado direito fica o Restaurante Santola, no primeiro andar. No rés-do-chão, além da sala de entrada, da casa de banho e da cozinha, há uma pequena loja onde se pode comprar de tudo, como é habitual nas lojas de cá…

Slide44:

As estradas não são o ponto forte desta ilha maravilhosa... Eu diria que são um buraco com alguns espaços alcatroados . A nossa sorte é o jipe ser bem confortável .

Slide45:

A caminho do próximo destino, fazemos uma breve paragem para apreciar “as máquinas de lavar roupa”. O Ney afastou-se e foi colher umas folhas que nos mostrou, dizendo chamarem-se “folha sabão”. Esfregou-as nas mãos e em breve fizeram imensa espuma. Calculo que lá em baixo, no rio, estejam a utilizar sabão mesmo, e não folhas!... 

Slide46:

Desde crianças ajudam as mães no trabalho

Slide47:

No Norte da Ilha a paisagem é muito diferente, menos vegetação e mais rasteira. As estradas é que são iguais - um enorme buraco com uns bocadinhos de asfalto…

Slide48:

Subimos a montanha. Aqui, no Norte, a paisagem é totalmente diferente do Centro e do Sul . Aqui respira-se África, o calor faz-se sentir... quase sufocante. Ouve-se o cantar dos pássaros, que são abundantes. Esta árvore está repleta de ninhos…

Slide49:

Começando a descer a serra deparamo-nos com esta paisagem maravilhosa

Slide50:

Alguém disse “ Os embondeiros são as árvores emblemáticas de África .” Um amigo meu referiu-se-lhes como sendo “horrorosamente belas”. Eu considero-as “majestosas“

Slide51:

À beira mar as palmeiras do Sul são substituías, aqui no Norte, por embondeiros

Slide53:

Os dias que passamos na Ilha de São Tomé ficamos instalado no Hotel Pestana S . Tomé. Reservamos o último dia para conhecer a capital, a “Cidade de S. Tomé”.

Slide54:

Da varanda do nosso quarto vê-se o mar e parte do jardim

Slide55:

Começamos por passar no Mercado para comprar umas lembranças. Aqui encontra-se de tudo.

Slide56:

Na capital do Arquipélago - a CIDADE de SÃO TOMÉ -há algumas avenidas largas com moradias de ambos os lados, ao velho estilo colonial.

Slide57:

Deambulando pela cidade passamos em frente ao palácio do Presidente da República. A foto teve que ser tirada de bem longe porque, quando nos viram aproximar, os guardas começaram a barafustar e a mandar-nos afastar… Mariazita

Slide58:

Disfarçadamente conseguimos fazer esta foto dos jardins do palácio do Presidente .

Slide59:

Ao lado da residência presidencial encontra-se a Sé Catedral de Nossa Senhora da Graça de São Tomé. Infelizmente não pudemos visitá-la porque já estava fechada.

Slide60:

Nações Unidas

Slide61:

Arquivo Histórico de S . Tomé e Príncipe

Slide62:

Federação das Associações Cívicas de Espaço Lusófono. Na outra face: Homenagem aos Heróis da Liberdade

Slide63:

O Banco Internacional de S. Tomé e Príncipe e o seu maior accionista, sempre vigilante   

Slide64:

Companhia Santomense de Telecomunicações. Instalações muito modernas. Aqui toda a gente tem telemóvel, e as comunicações são baratíssimas.

Slide65:

Biblioteca Nacional

Slide66:

Um outdoor que achei muito interessante. E importante. E agora vamos até ao hotel porque está quase na hora de ir para o aeroporto.

Slide67:

Do Hotel Pestana partimos para o aeroporto dando por findas umas férias inesquecíveis.

Slide68:

Formatação: Mariazita Novembro de 2016 Som: Sam justina - BULAUÊ PASTELIN

authorStream Live Help