ILHÉU DAS ROLAS-SÃO TOMÉ - 2ª.Parte

Views:
 
     
 

Presentation Description

Férias 2016 - 2ª. parte

Comments

Presentation Transcript

Slide1:

ILHÉU DAS ROLAS e ILHA DE SÃO TOMÉ ARQUIPÉLAGO DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE MUDANÇA DE SLIDE COM RATO

Slide2:

VAMOS CONTINUAR NO ILHÉU POR MAIS ALGUNS DIAS O turismo é a principal actividade económica do Ilhéu, cuja população permanente, de cerca de 200 habitantes, tem no turismo a única fonte de rendimento. O Ilhéu é ligado à Ilha de São Tomé exclusivamente por barco, cujo cais se situa em Porto Alegre, no sul de São Tomé.

Slide3:

Hoje decidimos dar “a volta à Ilha” por mar. Vamos num barco dos pescadores... mais ou menos rudimentar... Mas quando manifestei um certo receio o “condutor” afirmou: “leve, leve”… Aí fiquei completamente descansada…  Leve, leve é a filosofia de vida dos santomenses, a sua maneira de estar na vida, e que significa, mais ou menos – calma, calma! Sem stress…

Slide4:

Vista do barco a paisagem é indescritível!

Slide5:

As belas paisagens sucedem-se à medida que o barco avança .

Slide6:

- As furnas vistas do mar

Slide7:

Um verdadeiro colírio para os olhos

Slide8:

Sentimo-nos pequeninos perante tanta beleza

Slide9:

No alto, o Miradouro do Amor, que já visitámos por terra...

Slide10:

Regressamos maravilhados com tanta beleza

Slide11:

Quando os barcos da Ilha pescam demasiado peixe os pescadores oferecem parte dele aos nativos que, em contrapartida, lhes guardam as redes até ao dia seguinte. É dia de festa na aldeia…

Slide12:

Novo dia... mais um passeio . Pelos caminhos da floresta com o nosso guia, companheiro e amigo Francisco, que todos os dias me oferece uma flor que coloco no cabelo

Slide13:

Esta flor, hibisco, que aqui cresce selvagem, no meio da mata florestal, é cá conhecido por “Amor de um dia”. E todos os dias o Francisco apanha uma para me oferecer. Não é gentil, o meu pequeno guia? 

Slide14:

Aqui há “folhas” para tudo… ou quase. Esta é “folha lixa”, que serve para 'arear' a louça de alumínio, raspar os calos e amaciar a pele. Entre outras, folha de: Macabali – p/ dor de dentes Goiaba – p/ dor de barriga Laranja – p/ dor no corpo Budo – p/dor de dentes (outra)* Cidela (casca)– p/malária Lang lang –p/ fazer perfume * - Também conhecida por “folha pedra”

Slide15:

Entre as inúmeras folhas caídas no chão, esta chama a nossa particular atenção. O Francisco diz-nos que se chama ' Goufeiro '. Perguntei-lhe para que serve. Respondeu-me: Para enfeitar o mato! A beleza também conta!!!

Slide16:

FRUTA PÃO Mariazita

Slide17:

Tenho um verdadeiro fascínio por troncos e raízes de árvores…e no meio da densa floresta deparamo-nos com troncos de árvores grossíssimos, revelando árvores de grande porte.

Slide18:

No final do passeio, acompanhados pelo Francisco, atravessamos a aldeia indígena.

Slide19:

Antes de jantar, um banho na piscina para relaxar e restaurar as energias despendidas no passeio pela mata.

Slide20:

Hoje é o último dia que passamos neste paraíso. Amanhã de manhã apanhamos o barco para a Ilha de São Tomé, onde ficaremos até ao fim das férias. Começamos por ir até à praia, passando junto a um antigo restaurante - Restaurante Sete Pedras - que está desactivado. Encontra-se numa situação privilegiada, no cimo da falésia. Avista-se do mar quando se dá a volta ao ilhéu, de barco.

Slide21:

Não conseguimos saber para que serviu este pequeno alpendre, que se encontra na praia, descendo do Restaurante Sete Pedras.

Slide22:

Coqueiros e tantas outras árvores exóticas, são os reis e as rainhas destas paisagens

Slide23:

Depois de um banho de mar fomos dar mais um passeio pela mata, sem nos afastarmos do mar. Queremos gravar bem na memória toda a beleza deste local idílico.

Slide24:

O mar sempre presente

Slide25:

O verde luxuriante que cobre grande parte do ilhéu é bordejado por pequenas e maravilhosas praias, de nem sempre fácil acesso, de areia branca e inebriante.

Slide26:

Quando pensamos que não há mais nada bonito para ver… surge-nos este espectáculo!

Slide27:

O passeio chegou ao fim… Regressamos ao Resort, e aproveitamos para fazer umas últimas fotos. Estas palmeiras leque são uma verdadeira beleza…

Slide28:

Ao entardecer a piscina fica vazia. Temo-la só para nós…

Slide29:

E antes de ir fazer as malas... a despedida da piscina

Slide30:

A noite aproxima-se rapidamente …

Slide31:

São só uns minutos de entardecer, e logo logo cai a noite

Slide32:

Já é de manhã… Despedimo-nos do ilhéu com saudades ... As boas vindas fotografadas ... à despedida.

Slide33:

À despedida o Francisco ofereceu-me frutas locais e, o que mais me sensibilizou, esta maravilhosa e rara flor - Rosa de Porcelana. Mantive-a num vaso até secar e guardei-a, depois de devidamente tratada para se conservar.

Slide34:

Formatação: Mariazita Outubro de 2016 Som : Bulawe Ribeira Funda - Não chora não A próxima apresentação será dedicada exclusivamente à Ilha de São Tomé

authorStream Live Help