Higiene Pessoal na manipulação de alimentos

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

By: brunocarvalhoo (117 month(s) ago)

perfeito

By: PATINHA (119 month(s) ago)

Que trabalho maravilhoso, vou usá-lo para uma apresentação, mas não na sua totalidade, aproveitarei algumas falas suas, muito bom mesmo, eu amei!!!

By: yyyu (119 month(s) ago)

oj

By: JOSESILVEIRA (125 month(s) ago)

MUITOOO LINDOO MARAAAA

By: p_atalaya (129 month(s) ago)

é possível fazer download deste ppt? Thks

See all

Presentation Transcript

Higiene Pessoal na manipulação de alimentos: 

Higiene Pessoal na manipulação de alimentos

Quais as causas das doenças de origem alimentar?: 

Quais as causas das doenças de origem alimentar? HUMANA Matéria prima de má qualidade Equipamentos e utensílios “sempre causada por alguém que não tem bons hábitos de higiene”.

Áreas de higiene pessoal:: 

Áreas de higiene pessoal: Mãos e pele Cortes, machucados, feridas, raspões, etc. Cabelos Orelhas, nariz e boca O hábito de fumar O uso de jóias, perfumes e loção após a barba Roupas de proteção Cuidados gerais de saúde e informações sobre doenças Educação sobre higiene.

1. Mãos e pele:: 

1. Mãos e pele: mãos alimento “é essencial que suas mãos estejam tão higiênicas quanto possível, o tempo todo”. PERIGO!!! Mãos: risco de contaminação cruzada

Quando devo lavar as mãos?: 

Quando devo lavar as mãos? Depois de usar o banheiro Entre a manipulação de alimentos crus e cozidos Depois que você pentear o cabelo Ao entrar na área de preparação de alimentos Depois de comer, fumar ou assoar o nariz Depois de manipular lixo e restos de alimento.

Como e onde devo lavar as mãos?: 

Como e onde devo lavar as mãos? Local = Lavatório destinado a esta finalidade Forma de lavar: Com sabão bactericida Esfregar unhas com escova apropriada Secar adequadamente

UNHAS, COMO DEVO MANTÊ-LAS?: 

UNHAS, COMO DEVO MANTÊ-LAS? SEMPRE CURTAS SEM ESMALTE EVITAR QUE SUAS UNHAS SEJAM LEVADAS À BOCA ENQUANTO MANIPULA OS PRODUTOS “O MAIS COMUM DOS CRIMES”

2. Cortes, machucados, feridas, raspões, etc...: 

2. Cortes, machucados, feridas, raspões, etc... São lugares ideais para multiplicação de bactérias. Por que deve ser de cor viva? pode ser encontrada com facilidade alimentos podem ser destruídos antes de serem servidos.

Cabelos?!: 

Cabelos?! Representam um risco de contaminação física O couro cabeludo contém bactérias prejudiciais à saúde Uso obrigatório de touca Não devem ser penteados enquanto você está usando roupa de trabalho.

Orelhas, nariz e boca: 

Orelhas, nariz e boca Staphylococcus – 40 a 45% de todos os adultos Disseminação: espirros, tosse, assovios Proibido: Comer e mascar gomas durante o trabalho Não usar os dedos para provar alimentos “cuspir é hábito horroroso e é ilegal nos ambientes de manipulação de produtos alimentícios”.

O hábito de fumar: 

O hábito de fumar enquanto fuma, o indivíduo toca na boca e as bactérias prejudiciais à saúde podem ser passadas aos alimentos O hábito de fumar leva a pessoa a tossir e espirrar As pontas de cigarros e as cinzas podem cair nos alimentos, causando sua contaminação As pontas de cigarros, que são contaminadas pela saliva, são depositadas sobre as superfícies de trabalho, produzindo a contaminação cruzada.

Posso usar jóias, perfumes e loção após a barba?: 

Posso usar jóias, perfumes e loção após a barba? Perfumes podem contaminar os alimentos durante a manipulação São possíveis armadilhas de sujeira, onde as partículas de alimentos e a poeira podem se acumular e disseminar bactérias prejudiciais à saúde, além de causar doenças na pele.

Roupas de proteção: 

Roupas de proteção “É o produto alimentício que deve ser protegido pela roupa do manipulador, contra as fontes externas de contaminação”. Exigências da vigilância sanitária: Roupas de proteção limpas Laváveis De cores claras Sem bolsos externos Prendedores de preferência não abotoável.

Cuidados gerais de saúde: 

Cuidados gerais de saúde Todos os manipuladores de produtos alimentícios têm a obrigação legal de informar aos superiores se estão sofrendo de qualquer tipo de doença que possa levar à contaminação de produtos alimentícios.

Educação em higiene: 

Educação em higiene “A prevenção é melhor do que a cura”.

Obrigada!!!: 

Obrigada!!!

authorStream Live Help