Rosa de Hiroshima

Views:
 
Category: Others/ Misc
     
 

Presentation Description

Um breve documento sobre os horrores provocados pela bomba atomica.

Comments

Presentation Transcript

Slide 1: 

"A justiça se defende com a razão e não com armas. Não se perde nada com a PAZ! Mas se pode perder tudo com a guerra." Papa João XXIII

Slide 2: 

Há 60 anos, o mundo presencia o primeiro ataque com bomba nuclear. 3 dias depois o segundo ataque, agora atingindo a cidade de Nagasaki. A primeira foi a cidade de Hiroshima, ambas no Japão. “As duas explosões atômicas realizadas pelo Estados Unidos, foram as únicas até hoje contra seres humanos e representam um dos maiores atos de covardia da história da humanidade”.

Slide 4: 

Hiroshima, 8:16 da manhã do dia 6 de agosto de 1945. Em um segundo, milhares de civis na grande maioria mulheres e crianças, foram desintegradas.

Slide 5: 

Nagazaki, 3 dias depois, às 11:02 da manhã do dia 9. Dos 286 mil habitantes, 74 mil morreram instantaneamente e outros 75 mil morreram após dias ou meses depois da explosão.

Slide 6: 

Red Cross Building Repare na depressão no teto, ela foi causada pela explosão da bomba que estava entre 300 a 500 metros de altura do solo quando detonou.

Slide 7: 

Catedral Urakami em Nagasaki

Slide 8: 

Ruínas de uma indústria.

Slide 9: 

Hoje um monumento à paz. Hiroshima

Slide 10: 

Hiroshima

Slide 11: 

Ela tinha 12 anos. Estava apenas estudando.

Slide 12: 

Ruínas do prédio da Mitsubishi a 1.450 m ao sul do hipocentro.

Slide 13: 

Hiroshima 2 dias antes

Slide 14: 

2 dias depois

Slide 16: 

Réplica da bomba lançada em Nagasaki, apelidada pelos norte-americanos de Fat man. Observe a cápsula de plutônio em seu interior.

Slide 17: 

Shadows on a bridge As "sombras" dos parapeitos estão impressas na superfície da ponte nos seus 880 metros de extensão. Através delas foi identificado o local exato do hipocentro.

Slide 18: 

Roupa de um operário da Mitsubishi. Relógio encontrado numa casa a 1.000 metros do hipocentro, ele parou exatamente as 11:02 da manhã, momento da explosão.

Slide 19: 

Uma das sobreviventes foi Sadako Sasaki, uma criança de dois anos que conseguiu fugir ao horror de Hiroshima naquele dia, mas veio sofrer as sequelas dez anos mais tarde, quando constatou ter contraído leucemia. Desejando a vida e a paz, ela seguiu uma velha lenda japonesa. Memorial a Sadako Sasaki

Slide 20: 

Diz a lenda que quem faz mil garças em origami ("tsurus“ em japonês) tem seus desejos cumpridos. Depois de dobrar 646 tsurus, ela morreu. Seus amigos e colegas dobraram os 354 restantes e depositaram no seu túmulo, simbolizando que seu desejo de paz e vida se realize nas crianças do mundo todo. Memorial a Sadako Sasaki

Slide 21: 

“Passados 60 anos, o fantasma da guerra Nuclear ainda nos rodeia, assombrando crianças e adultos. Até quando, eu pergunto...”

Slide 22: 

"...A civilização ocidental se esconde atrás de sua vistosa fachada, um quadro de hienas e chacais“ Ernesto "Che" Guevara, na ONU

Slide 23: 

Rosa de Hiroshima Poema retirado do livro "Sonetos de felicidade e outros poemas“ Vinícius de Morais. Rio de Janeiro: Década de 50 Interpretada por Ney Matogrosso

Slide 24: 

marciocorcini@hotmail.com Em 05 agosto 2005

authorStream Live Help