Trabalho realizado pela

Views:
 
Category: Entertainment
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

Trabalho realizado pela aluna Jorgina Alexandrinhanº10 : 

Trabalho realizado pela aluna Jorgina Alexandrinhanº10 Câmara escura e a Lanterna Magica

A Câmara Escura - O Princípio da Fotografia : 

A Câmara Escura - O Princípio da Fotografia A fotografia não tem um único inventor. Ela é uma síntese de várias observações e inventos em momentos distintos.A primeira descoberta importante para a fotografia foi a "câmara obscura". O conhecimento de seus princípios ópticos se atribui a Aristóteles, anos antes de Cristo, e seu uso para observação de eclipses e ajuda ao desenho, a Giovanni Baptista Della Porta.Sentado sob uma árvore, Aristóteles observou a imagem do sol, durante um eclipse parcial, projectando-se no solo em forma de meia lua quando seus raios passarem por um pequeno orifício entre as folhas. Observou também que quanto menor fosse o orifício, mais nítida era a imagem.

A primeira Fotografia : 

A primeira Fotografia Esta é a primeira fotografia realizada com êxito por Niépce, em 1826.É uma vista da janela de seu quarto. Note que ambos os lados do pátio estão iluminados pelo sol: resultado de uma exposição de oito horas num dia de verão.

Slide 5: 

Leonardo da Vinci fez uma descrição da câmara escura em seu livro de notas, mas não foi publicado até 1797. Giovanni Baptista Della Porta, cientista napolitano, publicou em 1558 uma descrição detalhada da câmara e de seus usos. Esta câmara era um quarto estanque à luz, possuía um orifício de um lado e a parede à sua frente pintada de branco. Quando um objecto era posto diante do orifício, do lado de fora do compartimento, sua imagem era projectada invertida sobre a parede branca.Alguns, na tentativa de melhorar a qualidade da imagem projectada, diminuíam o tamanho do orifício, mas a imagem escurecia proporcionalmente, tornando-se quase impossível ao artista identificá-la.

Pintura /câmara escura : 

Pintura /câmara escura A técnica com a câmara escura foi muito utilizada no século XVII. Os historiadores de arte acreditam que Vermeer utilizava essa técnica por seus quadros serem bem pequenos e com grande luminosidade.

Slide 12: 

A óptica é um ramo da Física que estuda a luz ou, mais amplamente, a radiação electromagnética, visível ou não. A óptica explica os fenómenos de reflexão, refracção e difracção, a interacção entre a luz e o meio, entre outras coisas. A câmara escura (ou câmara escura; em [latim]: câmara obscura) foi uma invenção no campo da óptica e um dos passos mais importante que conduziram à fotografia; ainda hoje os dispositivos de fotografia são conhecidos como "câmaras".

Lanterna mágica : 

Lanterna mágica Criada pelo alemão Athanasius Kirchner, na metade do século XVII, baseia-se no processo inverso da câmara escura. É composta por uma caixa cilíndrica iluminada a vela, que projecta as imagens desenhadas em uma lâmina de vidro. Ao longo das descobertas tiveram utilidades como por exemplo: Arte, ciência, espectáculo e indústria. A imagem foi vista durante muito tempo como algo transcendente. Tão sobrenatural que começou a fazer parte da magia. Esta componente mágica da imagem, deu-lhe o aspecto de espectáculo, que se fixou com a vinda do cinema.

authorStream Live Help