Psicologia Transpessoal

Views:
 
     
 

Presentation Description

primeira abordagem à quarta força da psicologia - a psicologia transpessoal

Comments

Presentation Transcript

1ª Força: Behaviorista/Cognitivista2ª Força: Psicanálise3ª Força: Psicologia Humanista4ª Força:Psicologia Transpessoal : 

1ª Força: Behaviorista/Cognitivista2ª Força: Psicanálise3ª Força: Psicologia Humanista4ª Força:Psicologia Transpessoal

A 3ª Força – “Psicologia Humanista” : 

A 3ª Força – “Psicologia Humanista” Movimento inspirado na abordagem compreensiva e fenomenológica Opõe-se aos dois mais importantes movimentos anteriores em psicologia: o behaviorismo e a psicanálise Procura a compreensão do indivíduo como um todo (não um conjunto de capacidades de memória, atenção, aprendizagem) e guiado pela sua consciência (e não “vítima” dos seus conteúdos inconscientes ou resultado das contingências e reforços do meio) O indivíduo é dotado de livre arbítrio e é capaz de decidir o que é melhor para ele, mesmo em contexto terapêutico

Nomes Principais da psicologia Humanista: : 

Nomes Principais da psicologia Humanista: Gordon Allport (1897 – 1967) Abraham Maslow (1908 – 1970) Carl Rogers (1902 – 1987)

Gordon Allport (1897 – 1967) : 

Gordon Allport (1897 – 1967) Considerado o precursor da psicologia humanista Propõe uma teoria da personalidade não freudiana, na qual o inconsciente é relegado para 2º plano Só no caso dos neuróticos o inconsciente tem papel predominante na personalidade Defende a abordagem idiográfica, que respeita as particularidades de cada indivíduo, em prejuízo da abordagem nomotética (estudo do indivíduo em função da norma, do indivíduo médio)

Abraham Maslow (1908 – 1970) : 

Abraham Maslow (1908 – 1970) É o autor mais importante desta corrente pelo contributo na área da Motivação. Teoria da Motivação Humana em que existe uma hierarquia de necessidades A meta final é a auto-realização ou também denominada auto-actualização (meta-necessidades humanas), considerando-os os limites do desenvolvimento humano.

Pirâmide das Necessidades Maslow : 

Pirâmide das Necessidades Maslow

Carl Rogers (1902 – 1987) : 

Carl Rogers (1902 – 1987) As suas propostas baseiam-se na prática clínica O indivíduo tem a capacidade de saber o que mais o pode ajudar à cura O terapeuta deve, através de empatia, congruência e respeito, dar confiança ao paciente “A terapia centrada no cliente”

A Psicologia Transpessoal / Integral – 4ª Força da Psicologia : 

A Psicologia Transpessoal / Integral – 4ª Força da Psicologia O que significa Psicologia Transpessoal? Trata o homem como um ser integral, ou seja, um ente complexo que engloba dimensões biológica, mental, emocional, social, cultural, ecológica e, muito em especial, a dimensão espiritual. A palavra transpessoal foi primeiramente mencionada por Karl Yung, cujo contributo é fundamental. A que se refere o termo “espiritual”? Refere-se à dimensão transcendental e unitiva do homem, que vai para além dos objectivos egóicos, encontrando a percepção do divino.

A passagem da Psicologia Humanista à Psicologia Transpessoal : 

A passagem da Psicologia Humanista à Psicologia Transpessoal A Psicologia Humanista – auto-realização (dimensão consciente) – estipulou o limite no homem A Psicologia Transpessoal – auto -transcendência (dimensões espirituais da psique) – não há limite no homem – visão integral e complexa do homem inserido num cosmos. Década 70 (1968) – Estados Unidos: oficialização da 4ª força por: Abraham Maslow; Viktor Frankl; Stanislav Grof e James Faniman.(1969: Journal T. Psychology)

A TransdisciplinidadeOriente e Ocidente : 

A TransdisciplinidadeOriente e Ocidente Física Quântica e Cosmologia Existencialismo Humanismo Fenomenologia Neurobiologia / psicofisiologia Budismo, Taoismo e Práticas Meditativas Ecologia Profunda /Capra, 1968) Xamanismo e outros E.A.C Psicologia Moderna (…)

Algumas Ideias Principais : 

Algumas Ideias Principais Homem com ser integrante de uma realidade maior que o transcende e simultaneamente o constitui – unidade supra-individual que pode ser conhecida. Auto - trancendência e auto-actualização complementam-se Visão dos paradoxos como a noção de tempo / espaço; de individualidade / todo… contributo forte da f. quântica. “aqui/agora multidimensional” Realidade física holística, dinâmica, relativista, auto - transcendente, cósmica, inseparável do individuo. Estudo dos estados alterados de consciência e das experiências de pico (êxtase/místicas) através do paradigma consciencial e também do experimental. Noção de Todo (Espiritualidade) – energia constitutiva e una.

Actualmente: : 

Actualmente: Daniel Goleman – “Inteligência Emocional” Ken Wilber (Evolução da Cosciência) Pierre Weil - Brasil Fritjof Capra “ o Tao da Fisica”, 1975 Stanislav Grof (estudos Respiração Holotrópica) “Além do Cérebro”,1988 Nacionais: Mário Simões, Vitor Rodrigues (na área da psicoterapia transpessoal)

authorStream Live Help