Radiologia e o diagnóstico por Imagem

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

Estas Atividades:

Radiologia e o diagnóstico por Imagem Tipos mais comuns e tarefas dos trabalhadores

Estas Atividades:

Radiologia e o diagnóstico por Imagem radiologia convencional Utiliza os exames de radiografia, sendo os mais conhecidos as radiografias ao tórax e aos membros superiores e inferiores. Raio X A ação dos trabalhadores nesta especialidade ocorre principalmente no preparo dos usuários em exames contrastados (ou seja, na administração das soluções por via parenteral, oral e retal), na orientação antes e após os exames, no preparo do ambiente e dos materiais a serem utilizados.

Estas Atividades:

Radiologia e o diagnóstico por Imagem tomografia computadorizada (TC) Os trabalhadores prestam assistência antes, durante e após os exames. Também envolve preparação e administração de contrastes, entretanto, nesse caso, existe a possibilidade de o contraste ser introduzido por bombas injetoras. Pode ser: Raio X, gama, eletrões, alfa e beta Faz parte da atuação dos colaboradores é o acompanhamento de alguns exames, especialmente aqueles em que os pacientes não podem ficar sozinhos na sala devido às suas condições clínicas – é o caso dos politraumatizados, das crianças, entre outros. O acompanhamento desses exames requer que os trabalhadores de sejam orientados, principalmente acerca da sua proteção radiológica, de modo a evitar as exposições desnecessárias às radiações

Estas Atividades:

Radiologia e o diagnóstico por Imagem medicina nuclear (MN ) Constitui outra especialidade desta área do conhecimento. Este tipo de exame caracteriza-se pela exposição à radiação, existindo o perigo constante de contaminação radioativa e não de irradiação como nos exames anteriores. Pode ser: Raio X, gama, eletrões, alfa e beta Contaminação radioativa caracteriza-se pela presença indesejável de um material num local . Irradiação é a exposição de objeto ou corpo à radiação; irradiar, portanto, não significa contaminar.

Estas Atividades:

Radiologia e o diagnóstico por Imagem medicina nuclear (MN ) Na medicina nuclear os trabalhadores encontram-se mais vulneráveis às radiações ionizantes, porque nesses ambientes os pacientes que necessitam desse tipo de tratamento tornam-se fontes radioativas ao receberem os radiofármacos para a realização dos exames. Pode ser: Raio X, gama, eletrões, alfa e beta O trabalho num serviço de medicina nuclear necessita de uma equipa pluridisciplinar, pois envolve múltiplos saberes. Tal equipa geralmente é composta de médico especialista em medicina nuclear, radiofarmacêutico , físico, enfermeiro, técnico em medicina nuclear e técnicos em radiologia e em enfermagem .

Estas Atividades:

Estas Atividades Requerem formação e sensibilização permanentes de todos os intervenientes

authorStream Live Help