ET_O_meu_brinquedo_Madalena

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DE CAPARICA : 

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DE CAPARICA Disciplina : Educação Tecnológica Projecto: ” O meu brinquedo “

As Fases do Projecto : 

As Fases do Projecto 1º A Escolha do Brinquedo. 1º A Escolha do Brinquedo. 2º Análise de um Objecto Técnico: - Aspectos Ergonómicos - Aspectos Antropométricos - Impacto Ambiental - Aspectos culturais TRABALHO DE PESQUISA / ERGONOMIA E ANTROPOMETRIA 3º - Desenho livre do brinquedo 4º - Aplicação de uma nova Função.Redesenhar uma nova Função Pragmática 5º - Construção do novo objecto através de técnicas de modelação, em barro e pasta Fimo. TRABALHO DE PESQUISA / TÉCNICAS DE MODELAÇÃO Workshop de olaria - Trabalhos na Roda de Oleiro com a participação de um oleiro. 6º - A embalagem: - Planificação - Construção em cartolina canelada de uma embalagem para o objecto criado pelos alunos . 7º Exposição de Trabalhos em Junho.

A ESCOLHA DO MEU BRINQUEDO : 

A ESCOLHA DO MEU BRINQUEDO Eu escolhi este brinquedo porque : Eu escolhi este brinquedo porque era o peluche que eu dormia quando era mais nova, também por ser um elefante eu gosto de elefantes e é fofinho e eu gosto dele. Deve ser o peluche que eu mais gosto que eu tenha(porque não gosto muito de peluches).

Análise do objecto técnico : Peluche : 

Análise do objecto técnico : Peluche Como se chama – Peludo; Descrição da forma – Rectângulo e Círculo; Descrição da cor – Cinzento escuro; Fim a que se destina – Brincar; Custos de Produção – 5 euros; Quantas partes tem – Nove partes; Descrição dos materiais que constituem as várias partes – Algodão; Forma das partes – Círculo e cilindros; Função dos diferentes elementos – O objecto é formado por apenas uma parte; Como se utiliza – Com as mãos; Como funciona – Pegando ao colo; Considerações gerais de carácter valorativo – Quando era mais nova dormia com ele; Considerações gerais de carácter ergonómico – O pêlo curto é feito com um material sem perigo de asfixia aos seus utilizadores; Comparação com objectos semelhantes – Eu tenho mais peluches que têm as mesmas funções mas gosto mais deste peluche porque já o tenho à mais tempo. Sincrónica – os objectos actuais com a mesma função são mais evoluídos e mais complexos mas também de simples utilização. Diacrónica – No passado os objectos com a mesma função eram feitos de pano e outros materiais menos desenvolvidos e talvez mais perigosos para as crianças (seus utilizadores).

Ergonomia e Antropometria : 

Ergonomia e Antropometria Ergonomia Antropometria

Desenho do brinquedo : 

Desenho do brinquedo

Redesenhar o objecto técnico: : 

Redesenhar o objecto técnico:

Construção do protótipo do novo objecto: : 

Construção do protótipo do novo objecto: (Perdi o meu objecto) Para a tromba utilizei a técnica do rolo. Para as orelhas utizei a técnica do rolo Para o corpo utilizei a técnica da bola Para o volante utilizei também a técnica do rolo E para o banco utilizei a técnica da bola

Trabalho de Pesquisa sobre Técnicas de Modelação: Identifico a Pesquisa : 

Trabalho de Pesquisa sobre Técnicas de Modelação: Identifico a Pesquisa

Fotografias da oficina de olaria : 

Fotografias da oficina de olaria

A EMBALAGEM : 

A EMBALAGEM