IMPÉRIO BIZANTINO

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

Saiba mais sobre o Império Bizantino.

Comments

Presentation Transcript

PowerPoint Presentation:

IMPÉRIO BIZANTINO

Constantinopla - o principal centro econômico-político do que havia sobrado do Império Romano. Foi edificada na cidade grega de Bizâncio, entre os Mares Egeu e Negro, pelo imperador Constantino (aí o motivo do nome da cidade ser Constantinopla).:

Constantinopla - o principal centro econômico-político do que havia sobrado do Império Romano. Foi edificada na cidade grega de Bizâncio , entre os Mares Egeu e Negro, pelo imperador Constantino (aí o motivo do nome da cidade ser Constantinopla). CIVILIZAÇÃO BIZANTINA (IMPÉRIO ROMANO DO ORIENTE)

* Com uma localização tão estratégica = foi tornada na nova capital do império. * Por estar entre o Ocidente e o Oriente, desenvolveu um ativo e próspero comércio na região, além da produção agrícola, fazendo com que se destacasse do restante do império romano, que estava parado e em crise.:

* Com uma localização tão estratégica = foi tornada na nova capital do império. * Por estar entre o Ocidente e o Oriente, desenvolveu um ativo e próspero comércio na região , além da produção agrícola, fazendo com que se destacasse do restante do império romano, que estava parado e em crise.

O Império Romano do Oriente tinha por base: * um poder centralizado e despótico; * um intenso desenvolvimento do comércio, que serviu de fonte de recursos para enfrentar as invasões bárbaras. * A produção agrícola usou grandes extensões de terra e trabalho de camponeses livres e escravos.:

O Império Romano do Oriente tinha por base: * um poder centralizado e despótico; * um intenso desenvolvimento do comércio, que serviu de fonte de recursos para enfrentar as invasões bárbaras. * A produção agrícola usou grandes extensões de terra e trabalho de camponeses livres e escravos.

O Império Romano do Oriente ou Império Bizantino resistiu às invasões bárbaras - durou 11 séculos. *A mistura de elementos ocidentais e orientais foi possível devido a intensa atividade comercial e urbana, dando grande esplendor econômico e cultural.:

O Império Romano do Oriente ou Império Bizantino resistiu às invasões bárbaras - durou 11 séculos. *A mistura de elementos ocidentais e orientais foi possível devido a intensa atividade comercial e urbana, dando grande esplendor econômico e cultural.

Um forte aspecto da civilização bizantina foi o papel do imperador, que tinha poderes tanto no exército como na igreja, sendo considerado representante de Deus aqui na terra, (não muito diferente de outras civilizações!). O mais destacado imperador foi: Justiniano.:

Um forte aspecto da civilização bizantina foi o papel do imperador , que tinha poderes tanto no exército como na igreja , sendo considerado representante de Deus aqui na terra , (não muito diferente de outras civilizações!). O mais destacado imperador foi: Justiniano .

Era de Justiniano (527-565) Imperador Teodósio = divisão do império romano em 395: * Ocidente - Honório *Oriente - Arcádio. *Com essa divisão, criou-se muitas dificuldades entre os imperadores para manter um bom governo, principalmente devido as constantes invasões bárbaras. :

Era de Justiniano (527-565) Imperador Teodósio = divisão do império romano em 395: * Ocidente - Honório *Oriente - Arcádio. * Com essa divisão, criou-se muitas dificuldades entre os imperadores para manter um bom governo, principalmente devido as constantes invasões bárbaras.

Revolta de Nika (532) *foi suprimida de maneira bem violenta pelo governo; *morte de 35 mil pessoas; *Mas a atuação de Justiniano foi mais expressiva dentro do governo. Um exemplo, entre 533 e 565, iniciou-se a compilação do direito romano. :

Revolta de Nika (532) *foi suprimida de maneira bem violenta pelo governo; *morte de 35 mil pessoas; *Mas a atuação de Justiniano foi mais expressiva dentro do governo. Um exemplo, entre 533 e 565, iniciou-se a compilação do direito romano .

PowerPoint Presentation:

Este era dividido em: código : conjunto das leis romanas a partir do século II. digesto : comentários de juristas sobre essas leis. institutas : princípios fundamentais do direito romano.

novelas: novas leis do período de Justiniano. E tudo isso resultou no: corpo do direito civil, no qual serviu de base para códigos e leis de muitas nações à frente.:

novelas : novas leis do período de Justiniano. E tudo isso resultou no: corpo do direito civil , no qual serviu de base para códigos e leis de muitas nações à frente.

Na cultura: Justiniano construiu a Igreja de Santa Sofia, com seu estilo arquitetônico próprio – o bizantino – cujo esplendor representava o poder do Estado junto com a força da Igreja Cristã.:

Na cultura: Justiniano construiu a Igreja de Santa Sofia , com seu estilo arquitetônico próprio – o bizantino – cujo esplendor representava o poder do Estado junto com a força da Igreja Cristã.

Na política: após a revolta de Nika, Justiniano consolidou seu poder monárquico absoluto por meio do cesaropapismo. Cesaropapismo: ter total chefia do estado (como César) e da igreja (como o papa).:

Na política: após a revolta de Nika, Justiniano consolidou seu poder monárquico absoluto por meio do cesaropapismo . Cesaropapismo : ter total chefia do estado (como César) e da igreja (como o papa).

GRANDE CISMA Cesaropapismo = conflitos entre o imperador e o Papa. 1054: Cisma do Oriente, dividindo a igreja Católica em duas partes: Igreja Ortodoxa- com sede em Bizâncio, e com o comando do imperador bizantino. Igreja Católica Apostólica Romana- com sede em Roma e sob a autoridade do Papa.:

GRANDE CISMA Cesaropapismo = conflitos entre o imperador e o Papa. 1054: Cisma do Oriente , dividindo a igreja Católica em duas partes: Igreja Ortodoxa- com sede em Bizâncio, e com o comando do imperador bizantino. Igreja Católica Apostólica Romana - com sede em Roma e sob a autoridade do Papa.

DECADÊNCIA DO IMPÉRIO Depois da morte de Justiniano (565), houve muitos ataques que enfraqueceram a administração do Império. Bizâncio foi alvo da ambição das cidades italianas. Sendo que Veneza a subjugou e fez dela um ponto comercial sob exploração italiana.:

DECADÊNCIA DO IMPÉRIO Depois da morte de Justiniano (565), houve muitos ataques que enfraqueceram a administração do Império. Bizâncio foi alvo da ambição das cidades italianas. Sendo que Veneza a subjugou e fez dela um ponto comercial sob exploração italiana.

Essa queda não foi de imediato, levou algum tempo, o império perdurou até o séc. XV, quando a cidade caiu diante dos turcos- otomanos, em 1453, data que é usada para marcar o fim da Idade Média e o início da idade moderna.:

Essa queda não foi de imediato, levou algum tempo, o império perdurou até o séc. XV, quando a cidade caiu diante dos turcos- otomanos, em 1453 , data que é usada para marcar o fim da Idade Média e o início da idade moderna.

PowerPoint Presentation:

As conseqüências: surgimento do império Turco-Otomano =uma ameaça para o Ocidente. a influência da cultura clássica antiga, preservada em Constantinopla, e levada para a Itália pela migração dos sábios Bizantinos . a interrupção do comércio entre Europa e Ásia, acelera a busca de um novo caminho para o Oriente.

RELIGIÃO A religião bizantina foi uma mistura de diversas culturas, como gregos, romanos e povos do oriente. As questões mais debatidas eram::

RELIGIÃO A religião bizantina foi uma mistura de diversas culturas, como gregos, romanos e povos do oriente. As questões mais debatidas eram:

Monofisismo: estes negavam a natureza terrestre de Jesus Cristo. Para eles Jesus possuía apenas a natureza divina, espiritual. Esse movimento teve início no século V com auge no reinado de Justiniano.:

Monofisismo : estes negavam a natureza terrestre de Jesus Cristo. Para eles Jesus possuía apenas a natureza divina, espiritual. Esse movimento teve início no século V com auge no reinado de Justiniano.

Iconoclastia: para estes a ordem era a destruição das imagens de santos, e a proibição do uso delas em templos. Com base na forte espiritualidade da religião cristã oriental. Teve apoio no século VIII, com o imperador Leão III, que proibiu o uso de imagens de Deus, Cristo e Santos nos templos e teve forte apoio popular. :

Iconoclastia : para estes a ordem era a destruição das imagens de santos, e a proibição do uso delas em templos. Com base na forte espiritualidade da religião cristã oriental. Teve apoio no século VIII, com o imperador Leão III, que proibiu o uso de imagens de Deus, Cristo e Santos nos templos e teve forte apoio popular.

PowerPoint Presentation:

Hagia Sophia, Basílica de Santa Sofia, construída em Constantinopla pelo Imperador Justiniano (527–565) atual Istambul

PowerPoint Presentation:

Basílica de Santa Sofia

PowerPoint Presentation:

http://www.estadao.com.br/fotos/turquia2(2).jpg

authorStream Live Help