A REPÚBLICA DOS EXCLUÍDOS

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

Conheça as principais características da República Velha (1889-1930) parte 1

Comments

Presentation Transcript

Benedito Calixto - Proclamação da República, 1893 :

Benedito Calixto - Proclamação da República, 1893

A REPÚBLICA DOS EXCLUÍDOS:

A REPÚBLICA DOS EXCLUÍDOS 1 - Instauração da República Manutenção da estrutura socioeconômica do país; Exclusão política da maioria da população;

A REPÚBLICA DOS EXCLUÍDOS:

A REPÚBLICA DOS EXCLUÍDOS 2 - A Constituição de 1891 República federativa. Presidencialismo. Estado laico. As províncias são transformação em estados. Estabelecimento de três poderes. Regime de representatividade.

Promulgação da Constituição de 1891:

Promulgação da Constituição de 1891

A REPÚBLICA DOS EXCLUÍDOS:

A REPÚBLICA DOS EXCLUÍDOS 2.1. – Participação política Voto direto, universal masculino e aberto (excluindo-se mulheres, menores de 21 anos, analfabetos, mendigos, padres e soldados). Eleições diretas (excetuando-se a primeira eleição presidencial, vencida por Deodoro).

A REPÚBLICA DOS EXCLUÍDOS:

A REPÚBLICA DOS EXCLUÍDOS 2 .2. - Reformas políticas Predomínio do Coronelismo: – poder locar dos coronéis (grandes latifundiários). – ação de grupos dominantes (oligarquias). – fraudes, corrupção e exclusão.

A REPÚBLICA DOS EXCLUÍDOS:

A REPÚBLICA DOS EXCLUÍDOS 3 - Crises econômico-financeiras: Encilhamento (1891). Política de Valorização do Café: – Convênio de Taubaté (1906) 4 - Movimentos de Contestação: Péssimas condições de vida e trabalho. Contra a exclusão política e a exploração. Influência do anarcossindicalismo (centros urbanos) e do messianismo (campo).

A REPÚBLICA DOS EXCLUÍDOS:

A REPÚBLICA DOS EXCLUÍDOS 5 – O sistema político-eleitoral na República Velha Características: – Excludente. – Elitista. – Fraudulento. – Corrupto.

A REPÚBLICA DOS EXCLUÍDOS:

A REPÚBLICA DOS EXCLUÍDOS 5 – O sistema político-eleitoral na República Velha Eleições na Primeira República: – Coronelismo. – Clientelismo. – Voto de cabresto. – Curral eleitoral. – Voto de bico de pena.

A REPÚBLICA DOS EXCLUÍDOS:

A REPÚBLICA DOS EXCLUÍDOS 5.1. – Instrumentos de controle do poder: Comissão Verificadora de Poderes: – “degola”, em caso de vitória dos opositores. Política dos Governadores: acordo firmado entre o presidente e os governadores estaduais. Política do “café com leite”: acordo entre as oligarquias de SP e MG.

A REPÚBLICA DOS EXCLUÍDOS:

A REPÚBLICA DOS EXCLUÍDOS 6 – O processo econômico brasileiro entre 1889-1930 O Encilhamento (1891): – Grande emissão de papel moeda (objetivo: industrialização). – Grave crise financeira. Funding Loan (1898) – Renegociação da dívida externa brasileira (ING). – Empréstimos junto à bancos britânicos.

A REPÚBLICA DOS EXCLUÍDOS:

A REPÚBLICA DOS EXCLUÍDOS 6 – O processo econômico brasileiro entre 1889-1930 Política de valorização do café: – Convênio de Taubaté (1906). – Compra dos excedentes do produto. – Redução das taxas cambiais. – Socialização das perdas da produção cafeeira.

A REPÚBLICA DOS EXCLUÍDOS:

A REPÚBLICA DOS EXCLUÍDOS 6 – O processo econômico brasileiro entre 1889-1930 Início da industrialização brasileira: – Desenvolvimento da indústria têxtil. – Concentração no RJ e SP. – Mão de obra de imigrantes. – Substituição das importações (1ª guerra mundial).

A REPÚBLICA DOS EXCLUÍDOS:

A REPÚBLICA DOS EXCLUÍDOS 7 – O operariado e suas condições de trabalho na República Velha Longas jornadas de trabalho. Condições precárias de moradia. Ausência de direitos e de políticas sociais. 7 .1. – As pequenas fábricas brasileiras: Produção de bens de consumo não-duráveis: – Bebidas, alimentos, cigarros, calçados. Consumo interno. Falta de capitais e tecnologia. Pequeno mercado consumidor.

A REPÚBLICA DOS EXCLUÍDOS:

A REPÚBLICA DOS EXCLUÍDOS 8 – Culturas políticas na República Velha Movimento Operário. – Participação de imigrantes anarquistas e socialistas. – Formação de entidades operárias. – Realização de greves. Anarcossindicalismo . – Liderança do movimento operário no início do século XX. – Comando da Greve de 1917. Fundação do Partido Comunista Brasileiro (1922) – Assumiu a liderança do movimento operário. – Reunia diversos intelectuais brasileiros.

A REPÚBLICA DOS EXCLUÍDOS:

A REPÚBLICA DOS EXCLUÍDOS 9 – O povo se levanta 9.1. Os movimentos no campo Contrários à exploração e à pobreza. Ocorrido em virtude da seca no Nordeste. Ocorrência da formação de bandos de cangaceiros. Catolicismo popular.

A REPÚBLICA DOS EXCLUÍDOS:

A REPÚBLICA DOS EXCLUÍDOS 9.1.2. Canudos (1893-1897) Movimento messiânico. Liderança de Antônio Conselheiro. Sertão da Bahia. Violenta repressão oficial. Fonte: “Os Sertões”, de Euclides da Cunha.

A REPÚBLICA DOS EXCLUÍDOS:

A REPÚBLICA DOS EXCLUÍDOS 9.1.3. Juazeiro Liderança do Padre Cícero. Trabalho pastoral. Participação na vida política do Ceará.

A REPÚBLICA DOS EXCLUÍDOS:

A REPÚBLICA DOS EXCLUÍDOS 9.1.4. Contestado (1912-1916) Liderança do beato José Maria. Característica messiânica. Fronteira do estado do PR com SC. Violenta repressão governamental.

A REPÚBLICA DOS EXCLUÍDOS:

A REPÚBLICA DOS EXCLUÍDOS 9.2. Movimentos urbanos Causas básicas: – Crise econômica. – Inflação. – Autoritarismo político. – Exclusão política.

A REPÚBLICA DOS EXCLUÍDOS:

A REPÚBLICA DOS EXCLUÍDOS 9.2.1. Revolta da Vacina (1904) Vacinação obrigatória: varíola. Demolição dos cortiços no centro do RJ. Urbanização da capital federal.

A REPÚBLICA DOS EXCLUÍDOS:

A REPÚBLICA DOS EXCLUÍDOS 9.2.2. Revolta da Chibata (1910) Movimento de marinheiros. Contra os castigos físicos. Liderança de João Cândido.

authorStream Live Help