Pão de Valongo

Views:
 
Category: Entertainment
     
 

Presentation Description

oficina de escrita de língua portuguesa

Comments

Presentation Transcript

Pão de Valongo:

Pão de Valongo Trabalho Realizado por: Margarida Moreira,5ºA,nº10

PowerPoint Presentation:

Decidi fazer esta lenda, porque é da minha terra “Valongo”. Achei-a divertida e engraçada. Ela explica, porque que é que, hoje em dia, se chama Molete ao pão, nesta zona específica do país . Espero que gostem…

A lenda:

A lenda Durante muitos e muitos anos Valongo forneceu pão para muitas outras terras à sua volta. Os campos de cultivo eram férteis e os moinhos nos rios, com a força das águas, moíam o grão e faziam a farinha . O pão de que o povo se alimentava era de milho e de trigo e os pobres misturavam-lhe centeio para que o pão ficasse mais doce e agradável ao paladar . Quase não havia uma casa que não tivesse forno para cozer pão, fazer biscoitos, regueifas e bolachas . Durante as Invasões Francesas era em Valongo que se fazia o pão que se comia no Porto.

Continuação…:

Continuação… O general francês que comandava o exército inimigo, um homem chamado Molet, era grande apreciador desse pão. Todos os dias, ao pequeno-almoço, não dispensava o saboroso pão. Em Valongo, os padeiros já sabiam que todos os dias o pão tinha que estar pronto à mesma hora e quando colocavam as cestas nas carroças que iam para o Porto dizia: -Lá vai o pão para o Molete! (Como não sabiam falar francês, era assim que o chamavam). A partir daí, os pãezinhos pequeninos de Valongo começaram a chamar-se "moletes "!

PowerPoint Presentation:

Fim

authorStream Live Help