A Melancolia - Cap V Evangelho Seg Espiritismo

Views:
 
     
 

Presentation Description

Capítulo V –  Bem aventurados os Aflitos - A melancolia

Comments

By: rosamariazachari (84 month(s) ago)

Adorei esta apresentacao. Simples, direta e muito util !! Parabens pelo seu magnifico trabalho !!

Presentation Transcript

Evangelho Segundo o EspiritismoCapítulo V –  Bem aventurados os Aflitos : 

Evangelho Segundo o EspiritismoCapítulo V –  Bem aventurados os Aflitos A melancolia

Slide 2: 

Sabeis por que, às vezes, uma vaga tristeza se apodera dos vossos corações e vos leva a considerar amarga a vida?

Slide 3: 

É que vosso Espírito, aspirando à felicidade e à liberdade, se esgota, jungido ao corpo que lhe serve de prisão, em vãos esforços para sair dele.

Slide 4: 

Reconhecendo inúteis esses esforços, cai no desânimo e, como o corpo lhe sofre a influência, toma-vos a lassidão, o abatimento, uma espécie de apatia, e vos julgais infelizes.

O que é a Melancolia? : 

A melancolia é um estado de saudade de algo conhecido e perdido ou desconhecido ou não experimentado que se prolongado, pode se transformar em depressão. O que é a Melancolia?

Como se caracteriza? : 

Como se caracteriza? “...Pela perda da capacidade de amar, a inibição de toda atividade e a diminuição do sentimento de auto-estima que se manifesta em auto-acusação e auto-injúria, indo até a espera delirante de punição” – Freud “luto e melancolia”.

Existem Outros Fatores que nos Levam a Este Estado? : 

Ociosidade ( mente vazia, traz doenças para o Espírito ) Fatores Genéticos Preguiça Falta de oração, fé e reforma íntima. Existem Outros Fatores que nos Levam a Este Estado?

Slide 8: 

sinais e sintomas de melancolia tristeza ou desespero; irritabilidade; raiva; hostilidade; choro frequente; isolamento; perda de interesse em actividades; mudanças nos hábitos de alimentação e de sono; falta de descanso e agitação; sentimentos de culpa; falta de entusiasmo e de motivação; fadiga ou falta de energia; dificuldades na concentração; pensamentos de morte ou suicidio.

Slide 9: 

NÃO POUCAS VEZES SE CARACTERIZA POR ALUCINAÇÕES QUE SÃO LEMBRANÇAS INCONSCIENTES DO PASSADO CULPOSO... Sustenta-se na AUTO-PIEDADE OS MELANCÓLICOS PULULAM EM GABINETES DE PSICOLOGIA E PSICANÁLISE, BUSCANDO SOLUÇÕES QUE, NO ENTANTO, SÓ RARAMENTE SE RESOLVEM ACEITAR E SEGUIR... Joanna de Ângelis

Slide 10: 

Quando a tristeza persistir por mais de duas semanas acompanhada de um desses sintomas : - Perda do sono, alteração no apetite, medo, inquietação, alterações de humor a pessoa já esta com depressão.

Slide 11: 

Tipo de ajuda: Médica – Medicamentosa - Psicoterapia Espiritual: Prece – Passe – água fluidificada – Desobessão - Evangelhoterapia

Slide 12: 

Melancolia X Obsessão Melancolia X Depressão

Como Evitar Esse Estado? : 

A prece, laborterapia. Crede-me, resisti com energia a essas impressões que vos enfraquecem a vontade. São inatas no espírito de todos os homens as aspirações por uma vida melhor. Não a procureis nesse mundo. Como Evitar Esse Estado?

Slide 14: 

Lembrai-vos de que, durante o vosso degredo na Terra, tendes de desempenhar uma missão de que não suspeitais.

No que Consiste Nossa Missão? : 

Junto a Família; Junto aos compromissos profissionais; Juntos aos que sofrem. No que Consiste Nossa Missão?

Concluindo : 

As vezes a tristeza é saudável, serve como terapia para exames de riscos e de aparências. Não devemos cultivar a tristeza, mas entende-la como fenômeno espiritual transitório; A melancolia deve cede lugar a reflexão e ao despertamento e a valorização dos tesouros morais e Espirituais. Não cultives, nem fuja dela. Aceite-a retirando o melhor resultado da oportunidade para refletir em torno de seu comportamento . Concluindo

Palavras de Chico : 

“ Quando a tristeza me ameaçava, Emmanuel me recomendava deixar o que estava fazendo e ia a periferia, efetuando demorada visita aos lares, em situação de penúria. Depois de conversar com aqueles irmãos sofridos eu voltava para casa com vergonha de mim mesmo…” Palavras de Chico

authorStream Live Help