GUIAS COLARES RITUALISTICOS DE UMBANDA

Views:
 
     
 

Presentation Description

realizado para ilustrar as aulas de desenvolvimento mediúnico dos médiuns da ORDEM ESPIRITUALISTA DA MAGIA DIVINA - APARECIDA DE GOIÂNIA -GOIÁS.

Comments

By: marcosbcu (30 month(s) ago)

só não consegui foi e fazer o download deste arquivo...

By: marcosbcu (30 month(s) ago)

muito bom, mesmo, recomendo.

By: profspyrx (33 month(s) ago)

Otima, explicação....

By: danyboymrx (34 month(s) ago)

Muito bom!

By: kyriabazar (41 month(s) ago)

Parabéns! Excelente trabalho que esta ajudando no meu desenvolvimento mediúnico.

See all

Presentation Transcript

Slide 2: 

GUIAS

Slide 3: 

Gostaria de deixar claro que este trabalho não se trata de uma codificação de umbanda mas sim de fundamentação dos métodos atuantes em nossa amada Ordem,portanto aqui não estamos afirmando que aqueles que não pautam suas casas nestes métodos estejam de maneira alguma errados. Apenas mostramos aqui algumas das características e fundamentos que abraçamos na O.E.M.D - Ordem Espiritualista da Magia Divina as quais nos tornam diferentes em nossa atuação na ritualística de Umbanda Sagrada.

Slide 5: 

Guia é um ponto de atração para determinada falange. Tem por finalidade atrair determinada vibração. Normalmente é composta por certo número de elementos – contas,búzios,etc., que formam um todo variado.

Slide 6: 

Colares de Contas ou Guias são colares ou rosários, feitos de contas naturais, artificiais, aços, pedras, cristais, olho de cabra e outros materiais indicados pelos Orixás, guias ou protetores. Nas guias são imantadas energias emanadas pelos guias e Orixás, para servirem de instrumento de proteção, quer servindo como defesa contra as vibrações negativas emanadas do próprio médium ou, durante os trabalhos de assistência espiritual a pessoas em desequilíbrio, bem como as energias negativas existentes em determinados locais onde se reúnem entidades maléficas.

Slide 7: 

Diz-se também que as guias são os olhos dos Orixás, sendo assim um canal que permite intercâmbio entre o médium e a dimensão do Orixá ou guia correspondente a firmeza da guia. Todas as guias, efetivamente só deverão ser utilizadas, após serem devidamente consagradas religiosamente, a linha que pertencem.

Slide 8: 

Pelas cores e tipo de material utilizado, sabe-se a que linha pertence determinada guia e a entidade a qual se destina. Basicamente a escolha do tipo de guia é direcionada pela entidade que a solicita. Existem os mais variados tipos de guia, por exemplo, guia das sete linhas, guias de caboclo, guias de preto velho, etc. Porém essas guias são sempre utilizadas na feitura de um cordão único, pois aquelas feitas de múltiplos cordões são restritas à hierarquia (Capitão(ã), Ogãn, Pai ou Mãe de Santo, etc.).

Slide 9: 

As guias ou colares que todos tem significado duplo: 1) Proteção Aquele médium carrega consigo elementos que foram e são constantemente carregados pela energia dos Orixás, promovendo uma circulação de energias protetoras e de descarga não permitindo que energias deletérias se fixem no médium; que não haja a influência de espíritos trevosos nos trabalhos. 2) Identificação A guia é o sìmbolo da própria ligação espiritual daquele filho com o Orixá ou entidade correspondente. Como uma insígnia demonstrando a todos que somos soldados, servos, membros desse exército. Subordinamo-nos e aceitamos aquele Orixá ou entidade como nosso Pai, e nosso comandante, por isso não agimos, não trabalhamos por nosso interesse exclusivo e sim pelo interesse maior da Luz e da Caridade.

Slide 10: 

Apenas após o Amaci é que podemos utilizar a guia do nosso Orixá ancestral, nosso Pai de Cabeça. Pois não é um ato mecânico e sem importância a utilização dessas guias. As guias das entidades tem significado semelhante, mas acrescido de uma força mágistica para auxiliar na condução, liberação e direcionamento das energias do médium para os trabalhos daquela entidade. Isso significa que apenas aqueles que já foram liberados para o toco (médiuns que podem dar consultas nas giras) poderão usar essas guias de entidades.

Slide 11: 

Nas descrições apresentadas aqui das guias dos varios orixás e entidades ,a primeira cor citada será sempre aquela com que a guia começa. Isso é importante porque existem varias situações Em que duas vibrações usam as mesma cores,mas dispostas em ordem inversa. CARACTERÍSTICAS DAS GUIAS

Slide 12: 

Trono da Fé Oxalá vibra na Serenidade É pela que serenidade que nossos mentores nos trazem a paz interna, a esperança, a firmeza e a lucidez mental para que possamos ver todos os ângulos das questões,nos dando as condições de escolhermos quais seriam melhores vias para a solução.

Slide 13: 

Oxalá Suas guias levam 108 contas brancas,leitosas ou de cristal Conforme seja determinado para quem vai usá-las.

Slide 14: 

Trono da Lei Ogum vibra na Firmeza é nessa energia que nossos mentores nos trazem a coragem e assertividade aos nossos atos,nos impulsinando à ações práticas e à a persistência para vencer o bom combate, superar todo e qualquer obstáculo que nos esteja travando assim fortaleçendo as ações direcionadas a realização de nossos objetivos .

Slide 15: 

Guia de fixação nas cores vermelho e branca. As guias dos filhos de Ogum levam 119 contas,alternando uma vermelha e uma branca,fecho da guia deve ser usada de preferência uma medalha referente á falange que os acompanha (Ogum Megê,Ogum da Pedreiras etc,) Para filhos de outro orixá,mas que têm a proteção de Ogum aliado ao Povo da Água (Ogum Yara,Ogum Beira-Mar,Ogum Sete Ondas),as guias levam 117 contas alternando três brancas e três vermelhas. Para os filhos de outro orixá,mas que têm a proteção de Ogum aliado ao Povo da Calunga,(Ogum Naruê) levam 128 contas,alternando sete brancas,uma preta,sete vermelhas,uma preta, novamente sete brancas, e assim sucessivamente. Ogum

Slide 16: 

Trono do Conhecimento Oxóssi vibra na Disciplina é nessa energia que nossos mentores nos trazem a Ordenação de nossos sentimentos e pensamentos,despertando nossas forças interiores para nosso reconhecendo consciente de que a disciplina é a forma mais prática e rápida para se alcançar qualquer objetivo. Nos dando assim através da conduta doutrinária, o método exato para nosso progresso.

Slide 17: 

Oxóssi Para os filhos de Oxóssi,as guias levam 117 contas alternando uma vermelha, uma branca e uma Verde. Para os filhos de outro orixá,mas que têm um caboclo de frente levam 117 contas alternando três vermelhas,três verdes e três brancas. Para os que têm uma cabocla de frente, levam 126 contas alternando sete Brancas sete vermelhas e sete verdes. Para os Médiuns que,apesar de serem filhos de outro orixá,têm a proteção de Oxóssi aliado ao Povo da Calunga,levam 128 contas,alternando uma vermelha,uma branca uma verde e uma preta. Para os filhos de outro orixá mas que têm a proteção da falange de Oxóssi (caboclinhos da mata e da praia) levam 128 contas,alternando uma vermelha, uma branca e uma rosa.

Slide 18: 

Ossaim Para os filhos de Ossãim,as guias levam 115 contas alternando uma azul-rei Uma rosa,uma verde. Para os filhos de outro orixá,mas que têm a proteção de Ossãim,levam 121 Contas alternando uma rosa e uma cor-de-rosa. Para os filhos de Oxóssi com proteção de Ossâim,levam 120 contas, alternando Três verdes e três cor-de-rosa. Trono do Conhecimento Para os médiuns que têm um caboclo de frente,a guia leva 117 contas Alternando três vermelhas,três verdes e três brancas. Para os que têm uma cabocla, a guia leva 126 contas,alternando sete Brancas,sete vermelhas e sete verdes.

Slide 19: 

Trono da Vida Yemanjá vibra na Fluência É nessa energia que nossos mentores nos trazem a flexibilidade para lidar com as questões que nos envolvem na vida profana,amolecendo a terra em nossos corações,aliviando o calor exagerado de nossas paixões e pensamentos compulsivos,nos dessendentando e amainando a sede de amor que nos torna por vezes carentes, fluido e levando as dores do ontem nos limpando interiormente para lidar com o hoje,abrindo em nós espaço para novas e melhores realizações.

Slide 20: 

Yemanjá Guia de fixação na cor Azul claro. Para os filhos de Yemanjá,as guias levam 115 contas,alternando uma branca E uma azul. Para os filhos de outro orixá,mas que têm a proteção de Yemanjá,levam 120 contas,alternando três brancas e três azuis . Para os que têm especialmente a proteção das caboclas do mar,levam 126 Contas,alternando sete brancas e sete azuis.

Slide 21: 

Trono das Passagens ORDEM ESPIRITUALISTA DA MAGIA DIVINA ATOTÔ TATA OMULU Omulu vibra no silêncio. Nessa vibração nossos mentores nos trazem as condições necessárias Para a introspecção meditativa que nos favorece ao verdadeiro esclarecimento Diante das transformações e nos permite assim atravessar as “passagens” Entre o mundano e o mistico com segurança.

Slide 22: 

Omulu Guia de fixação nas cores preto e branco . Para os filhos de Omulu as guias levam 118 contas,alternando uma preta E uma amarela. Para os filhos de outro orixá,mas que têm a proteção de Omulu, Levam 120 contas alternando três pretas e três amarelas.

Slide 23: 

Trono do Amor Oxum vibra na Fraternidade é nessa energia que nossos mentores nos trazem a imantação de energias para a ação positiva rumo a realização de nossos objetivos, nos ensinando a nos aceitar mais profundamente como elos de uma corrente viva onde a força de um pode e deve sustentar a força do outro,trazendo aos nossos corações a solidariedade que formará uma corona de luz a nossa volta nos fortalecendo a cada passo de nossas vidas.

Slide 24: 

Oxum Guia de fixação na cor amarelo ouro Para os filhos de Oxum,as guias levam 121 contas alternando uma azul e Uma branca. Para os filhos de outro orixá,mas que têm a proteção de Oxum,levam 114 Contas,alternando três azuis e três brancas. Para os que têm especialmente a proteção das caboclas dos rios levam 126 contas alternando sete azuis e sete brancas.

Slide 25: 

Trono do Amor Guia de fixação nas cores amarelo e verde. Para os filhos de Oxumare,as guias levam 126 contas,alternando 18 brancas, 18 verdes,18 rosas,18 roxas,18 amarelas,18 azuis,18 vermelhas Para os filhos de outros orixás,mas que têm a proteção de Oxumare,levam 126 contas,alternando uma conta de cada cor,branca,verde,rosa,roxa,amarela, Azul,vermelha,nesta ordem. Oxumare

Slide 26: 

Trono da Evolução Nanã vibra no Perdão é nessa energia que nossos mentores nos trazem a decantação de nossos sentimentos e nos libertam do passado para que novas etapas de crescimento e evolução se realizem

Slide 27: 

Nanã Guia de fixação na cor roxa para homens e lilás para mulheres. Para os filhos de Nanã,as guias levam 128 contas,alternando uma roxa E uma preta. Para os filhos de outro orixá,mas que têm a proteção de Nanã,levam 120 contas,alternando três preta e três amarela.

Slide 28: 

Trono da Evolução Obaluayê vibra na Resignação  é nessa energia que nossos mentores nos trazem a aceitação diante das mudanças de situação que se fazem necessárias ao nosso crescimento e evolução,sem murmurações e sem rebeldias que serviriam apenas para atrasar a nossa caminhada rumo ao progresso que nos está reservado.

Slide 29: 

Obaluayê Guia e fixação em preto e branco

Slide 30: 

Trono da Lei Iansã vibra no Movimento é nessa energia que nossos mentores nos trazem a chama viva do ânimo e do entusiasmo,para mover as ações rumo ao objetivo específico a que nos propomos.

Slide 31: 

Yansã Guia de fixação na cor vermelha. Para os filhos de Yansã,as guias levam 124 contas alternando uma coral e uma branca. Para os filhos de outro orixá,as que têm a proteção de Yansã,levam 124 contas,alternando uma branca e uma coral.

Slide 32: 

Trono da Justiça Xangô vibra no Equilíbrio é nessa energia que nossos mentores nos trazem a estabilidade mental e emocional, para que o conhecimento se torne em esclarecimento interior, que nos tratá maior discernimento diante dos fatos. Nos proporcionado os meios para que através do raciocínio equilibrado organizemos nossas vidas de forma mais adequada.

Slide 33: 

Xangô Guia de fixação na cor marron. Para os filhos de Xangô puro levam 117 contas,alternando uma amarela Uma marrom, para os filhos de Xangô do Oriente,levam 117 contas, Alternando uma conta roxa e uma amarela. Para os médiuns que são filhos de outros orixás mas que contam com a proteção de Xangô puro, as guias tevam 114 contas,alternando três marrons e três amarelas. Para os médiuns com a proteção de Xangô aliado com a falange de Yansã, as guias levam 123 contas,alternando uma coral,uma marrom e uma amarela.

Slide 34: 

Xangô do Oriente Trono da Justiça Para os que têm a proteção de Xangô do Oriente, levam 120 contas,alternando três amarelas e três roxas.

Slide 35: 

IBEJIS Vibram na alegria e na pureza é nessa vibração que Nossos mentores nos trazem as energias para da Realização e da harmonia interior.

Slide 36: 

Cosme e Damião Patronos da linha de Ibejis Guia de fixação cor-de-rosa Dependendo dos orixás a que se ligam vibratoriamente cada entidade estabelece sua guia.

Slide 37: 

BOIADEIROS LINHA AUXILIAR LIGADA AOS OGUNS E CABOCLOS POSSUI GUIAS ESPECÍFICAS E ESPECIAIS DEPENDENDO DO ORIXÁ A QUE SE LIGAM VIBRATÓRIAMENTE

Slide 38: 

MARUJOS LINHA AUXILIAR LIGADA AS SENHORAS DAS AGUAS GUIAS DE FIXAÇÃO AZUL E BRANCA

Slide 39: 

BAIANOS LINHA AUXILIAR LIGADOS A VARIOS ORIXÁS EM ESPECIAL AS FORÇAS MAGNÉTICAS DE YORIMÁ GUIAS TAMBEM ESPECIFICAS E ESPECIAIS DEPENDENDO DO ORIXÁ A QUE SE LIGAM VIBRATÓRIAMENTE.

Slide 40: 

Exu Pomba Gira Dependerá da regência do Exu. Geralmente Exus de Calunga usam cores diferentes das usadas pelos exus de encruzilhadas mas há exceções visto que cada Exu carrega seus próprios Mistérios que raramente abrem. Também dependerá da Regência a que responde Visto que cada pomba gira tem seus próprios Mistérios,portanto generalizar não é muito Favorável.

Slide 42: 

As guias mais comuns são feitas com contas de louça ou de cristal. Estas ultimas são melhores pois oferecem melhores condições para captar as vibrações. As guias confeccionadas com materiais diferentes das contas comuns como lágrimas- de –nossa senhora,búzios,dentes, palha da costa etc, são exceções... Não há inconveniente em usá-las, mas isso só deve ser feito Somente sob a determinação e orientação das entidades.

Slide 43: 

A guia não se compra. Normalmente o médium deverá fazer sua guia. Já que ele vai firmar um ponto de vibração e de imantação. Depois que foi estabelecida a falange cuja vibração a guia puxará. O que determina o número e as cores das contas a serem usadas, o Médium deverá comprar o material e fazer a limpeza inicial. O material ideal para enfiar as contas é o fio de aço cirúrgico,ou corda de violão que é feita desse mesmo material. Se não for possível usar o aço,pode ser empregado um fio de naílon ou uma linha de pescar.

Slide 44: 

Limpeza inicial do Material da Guia Esse procedimento é o mesmo tanto para a limpeza inicial do material Comprado para confeccionar uma guia nova,quanto para as limpezas Subsequentes da guia já pronta. Material: Uma tigela branca de louça ou ágata Àgua pura (se possivel de mina,cachoeira ou mar) Uma porção da erva correspondente ao orixá cuja vibração sera puxada Pela guia,ou sete gotas da essência correspondente.

Slide 45: 

A confecção da guia exige alguns cuidados específicos Material: Material para a guia já limpo Toalha de mesa branca Uma vela de cera Fósforos Um banho de descarrego correspondente à vibração original do médium Procedimento: Depois de tomar o banho de descarrego,com o corpo limpo,o médium Estenderá a toalha sobre a mesa(toalha branca),colocará sobre ela o Material a ser usado. Acenderá a vela para a sua faixa vibratória (o que muitos chamam de Anjo da guarda) e , em silêncio, confeccionará sua guia.

Slide 46: 

Como colocar a Guia Normalmente a guia é usada no pescoço,na mesma posição em que se usa um colar. A guia deve ser colocada atravessada no corpo (como a alça de uma bolsa usada a tiracolo) quando a entidade não tem o mesmo sexo do Médium,ou seja, no caso de um médium feminino trabalhando com uma entidade masculina (caboclo,preto-velho,etc.) ou medium masculino trabalhando com entidade feminina (cabocla,preta-velha etc.)

Slide 47: 

Pelas cores e tipo de material utilizado, sabe-se a que linha pertence determinada guia e a entidade a qual se destina. Basicamente a escolha do tipo de guia é direcionada pela entidade que a solicita. As contas de louça lembram, por sua composição, a mistura de água e barro, material usado para criar o mundo e os homens, por isso são as mais usadas. Existem os mais variados tipos de guia, por exemplo, guia das sete linhas, guias de caboclo, guias de preto velho, etc. Porém essas guias são sempre utilizadas na feitura de um cordão único, pois aquelas feitas de múltiplos cordões são restritas à hierarquia: (Capitão(ã), Ogãn, Pai ou Mãe de Santo, etc.).

Slide 48: 

Guia Sete Linhas em cristal

Slide 49: 

Guia de missangão de cristal 7 Linhas

Slide 50: 

GUIA DE OXALÁ EM CRISTAL

Slide 51: 

GUIAS DE CASCALHO DE CRISTAL

Slide 52: 

GUIA DE COQUINHOS

Slide 53: 

GUIA DE SEMENTES COQUINHOS,OLHO DE CABRA E MADEIRA POLIDA

Slide 54: 

GUIA DE COURO E METAL

Slide 55: 

LAGUIDIBÁ DE NANÃ EM BUZIOS

Slide 56: 

BRAJA DE MISSANGAS DE PORCELANA E BUZIOS

Slide 57: 

Rosário ou Guia de Ogum em missangão de cristal e porcelana

Slide 58: 

GUIA EXU CONTAS DE CRISTAL

Slide 59: 

Braja de Exu contas e caveiras em porcelana

Slide 60: 

BRAJÁ DE OGUM EM MISSANGAS SINTÉTICAS

Slide 61: 

BRAJA DE TODAS AS LINHAS EM MISSANGA SINTÉTICA

Slide 62: 

ORDEM ESPIRITUALISTA DA MAGIA DIVINA TEMPLO ESTRELA DO ORIENTE Pela Fé e Pela Vida...